Como lidar com problemas no canteiro de obras

A organização do canteiro de obras é um dos principais fatores para quem deseja garantir o sucesso da construção. Contudo, como é possível solucionar problemas e conflitos dentro do canteiro? Essa não é uma tarefa simples, mas quando se consegue evitar interrupções e atrasos, é possível conter a elevação de custos.

A seguir, veremos as melhores formas de solucionar os principais dilemas de um canteiro de obras.

Antecipe o planejamento e possíveis adversidades

Antes de as obras iniciarem, é importante discutir com seus prestadores de serviço os eventuais problemas, possíveis soluções e de que forma irão interferir no prazo de entrega da obra. Procure saber também se eles darão exclusividade à sua obra ou possuem outras em andamento, que poderão interferir no prazo de entrega estipulado.

Deve-se então definir um plano de gestão, com descrições sobre a programação, o controle e a organização do trabalho. Dessa forma, o número de paralisações por motivos diversos poderá ser reduzido.

Evitar desentendimentos e impasses com empreiteiros

Conflitos entre a empreiteira e a construtora podem levar ao rompimento do contrato e à paralisação da obra por tempo indefinido. Os motivos podem ser diversos, como a falta de qualidade nos serviços e a demora nos prazos de entrega. A melhor forma de solucionar esses problemas, sem ter de recorrer ao judiciário, é manter um bom diálogo entre todos os envolvidos.

A formulação de um contrato é essencial para que sejam definidas as condições das partes antes do início da construção. Caso o contratado não cumpra suas obrigações, multas podem ser aplicadas.

Também existem formas de se obter uma compensação pelo prejuízo causado, quando o cronograma estipulado no contrato não é obedecido ou quando erros são cometidos na execução da obra. A construtora deve fiscalizar constantemente os serviços do empreiteiro, além de elaborar um cronograma físico-financeiro completo.

Minimizar o impacto gerado pela falta de organização nos canteiros

Uma das principais razões para o atraso da obra é a falta de organização do canteiro, que ocasiona perda de materiais e expõe os operários a riscos diversos. Também nesse caso, o envolvimento do empreiteiro no planejamento da obra é fundamental. Quando ele define a programação física dos serviços a serem prestados junto ao gerente de obra, as falhas na análise de logística e produtividade são identificadas e prevenidas.

Ao arquitetar o terreno corretamente, o transporte de materiais ocorrerá em um tempo menor e sua integridade física será preservada. No entanto, para que isso aconteça, é necessário planejar o fluxo, prever serviços que poderão ser realizados simultaneamente sem conflitos e o tráfego de operários e materiais, de forma a não afetar o estoque presente no canteiro.

É bastante comum ver materiais de construção estocados em locais inadequados, como em calçadas nos entornos do terreno. Para resolver esse problema, defina na planta um depósito específico para o armazenamento de materiais e ferramentas. Estocados da maneira correta, eles não estarão sujeitos a danos ou extravios. Planeje também uma posição para a chegada de caminhões, para que o descarregamento de materiais seja rápido, evitando desperdícios e o comprometimento do andamento da obra.

Investir no treinamento dos funcionários e em tecnologia

Para manter o canteiro organizado, os funcionários precisam colaborar diretamente com o processo de limpeza e organização de materiais. Para isso, o treinamento dos operários é fundamental. Um bom exemplo é o programa 5S, que tem como principal função orientá-los para que posicionem os equipamentos e materiais nos locais corretos.

A tecnologia implantada em construções é capaz de melhorar o controle de produção, encurtando prazos e reduzindo a demanda de mão de obra. Porém, isso exige a capacitação dos trabalhadores, que deverão manusear os equipamentos adequadamente. Assim, os problemas de desperdício e qualidade devem ser reduzidos.

De que modo você lida com problemas dentro do canteiro de obras? Compartilhe suas dicas conosco nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *