Como ter um controle dos custos da obra com a produtividade?

Diante de um mercado competitivo e exigente, maior controle na produtividade, passou a ser uma necessidade básica para muitas empresas. Nesse contexto, um dos principais elementos de uma gestão enxuta e inteligente é o controle dos custos da obra.

Quando os pontos críticos e gargalos são identificados e monitorados, é possível minimizar as perdas de material, de tempo e de recursos, além de potencializar a mão de obra especializada.

Esse conjunto de fatores pode ser administrado de forma a trazer uma série de benefícios para a construtora, permitindo entregas dentro dos prazos estabelecidos, atendimento aos padrões de qualidade e, consequentemente, empreendimentos verdadeiramente rentáveis.

Assim, vários indicadores de performance devem ser acompanhados durante todo o projeto, para que não haja desvios e retrabalhos.

Paralelamente, é preciso contar com a conscientização de gestores, engenheiros e mestres, responsáveis por coordenar cada etapa da obra, visando sempre a eficiência das rotinas e o aumento da produtividade.

Tudo isso por meio de um planejamento completo e competente, do sequenciamento correto de atividades, do gerenciamento e da organização do canteiro, de condições e equipamentos adequados, de um transporte de materiais seguro, além de profissionais capacitados e bem informados. Assim,  é mais fácil evitar prejuízos, como a ociosidade da equipe causada por tarefas desordenadas ou estoques desnecessários.

Os objetivos de uma gestão enxuta

Uma gestão enxuta tem por objetivo, minimizar os riscos, eliminar desperdícios e otimizar todos os processos, sem negligenciar a qualidade e a satisfação dos clientes. Nesse caso, o controle de custos não deve ser apenas reativo, ou seja, somente no sentido de corrigir erros evidenciados por meio dos indicadores.

Essa iniciativa é sim muito importante, mas deve ser complementada com análises proativas, colaborando para um planejamento mais eficaz e assertivo, eliminando a possibilidade de despesas supérfluas e principalmente atividades que não agregam valor.

Essa avaliação prévia é essencial para conquistar altos índices de produtividade, e de forma constante. Para isso, é necessário levar em consideração questões como as lições aprendidas em outros projetos, a escolha de fornecedores e parceiros e a chegada de novas tecnologias.

Controle dos custos da obra

Para assegurar o controle de custos da obra, é essencial coletar dados e gerenciar indicadores, em tempo real. É importante contar com um bom sistema de comunicação, além de definir metas individuais e coletivas para que todos compreendam o que deve ser feito. Desse modo, os profissionais conseguem agir rapidamente, evitando o agravamento dos problemas.

Dentre os principais controles a serem realizados, estão a quantificação e precificação de homens/hora para cada tarefa, acompanhamento do cronograma, consumo e estocagem de material, a execução conforme sequenciamento de atividades planejado, itens de segurança, a obediência aos padrões de qualidade e a devida qualificação da mão de obra e controle de equipamentos.

Para tanto, é essencial adotar ferramentas e soluções tecnológicas capazes de tornar essa gestão mais ágil e efetiva, facilitando a tomada de decisões.

Softwares de gestão para obras

Atualmente, é possível encontrar softwares de gestão específicos para construtoras, considerando todas as peculiaridades e demandas desse tipo de negócio. Preparados para centralizar e processar informações automaticamente, podem ser alimentados e acessados por smartphones e tablets, garantindo, assim, toda a mobilidade para os profissionais que estão diretamente envolvidos na empreitada.

Dessa maneira, são bastante úteis para uma gestão mais articulada, mantendo o foco em produtividade e no controle dos custos da obra. Esses softwares englobam muitos aspectos, como a produtividade de mão de obra e equipamentos, gestão da assistência técnica, da qualidade, segurança, vistoria e entrega, fornecendo resumos gerenciais que sustentam decisões importantes.

Sua construtora já adotou um software de gestão? Caso ainda não tenha, fale conosco e conheça o Mobuss Construção. Compartilhe conosco suas dúvidas, ideias e experiências! E fique por dentro das novidades acompanhando nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção