Como otimizar a comunicação no canteiro de obras?

Para qualquer organização, a comunicação interna é importante. Mas para o canteiro de obras, ela é indispensável. É essa comunicação que ajuda a evitar erros na execução das tarefas devido a pontos que não ficaram claros, que consequentemente auxilia na diminuição dos retrabalhos necessários.

Além disso, a comunicação (ou falta dela) pode influenciar diretamente na motivação e produtividade, e por isso deve ser otimizada. Veja a seguir o que é preciso fazer para melhorar a comunicação no canteiro de obras:

Estabeleça uma boa liderança

Embora os recursos de comunicação sejam importantes para garantir a melhoria desejada no canteiro de obras, é a boa liderança o ponto de partida para se alcançá-la.

Isso se deve ao fato de que uma liderança bem estruturada e de qualidade é capaz de abrir um canal de comunicação que acontece nos dois sentidos: tanto em direção aos funcionários como partindo deles.

Assim, é preciso ter uma liderança relativamente flexível e aberta às sugestões e manifestações das carências de quem trabalha no canteiro de obras. Por outro lado, é preciso que a liderança invista em garantir que todos conheçam, por exemplo, as necessidades de segurança, suas funções e como suas atividades devem ser desempenhadas.

Não abra mão de placas e sinalizações

Placas e sinalizações, em geral, ainda são muito usadas como forma de alertas e para o entendimento de todos em uma construção em andamento. Placas estrategicamente posicionadas que indiquem a necessidade do uso de EPI ou que mostrem o número de dias sem acidentes, por exemplo, podem ajudar os funcionários a cuidarem da sua segurança.

Sinalizações em locais específicos, como carga e descarga de materiais ou alturas mais elevadas ajudam a evitar acidentes, enquanto placas com informações sobre saúde ajudam os funcionários a se cuidarem nos momentos de pausa, por exemplo.

Invista em tecnologias audiovisuais para as área comuns da obra

A TV Corporativa, por exemplo, é um recurso responsável por transmitir informações de comunicação para os funcionários de maneira dinâmica. Graças à instalação de telas nos locais desejados, é possível informar sobre o andamento da obra, relembrar prazos e reforçar medidas de segurança, entre outros.

Esse tipo de solução otimiza a comunicação no canteiro de obras pelo fato de que se torna parte da rotina de trabalho. Com uma comunicação focada nas necessidades da obra, também é mais fácil para a gestão fornecer as informações necessárias de maneira mais ampla e atrativa.

Conte com outras soluções tecnológicas

Além da TV Corporativa, existem outras opções que podem ajudar na comunicação no canteiro de obras. Aplicativos mobile, por exemplo, auxiliam a gestão a se comunicar a partir de qualquer lugar. Um software de gestão, por sua vez, ajuda na obtenção e centralização dos dados e a democratizar o acesso às informações.

Com isso, ficará mais fácil garantir que todos possam conhecer o andamento e as ocorrências das obras, a produtividade da equipe e quais os pontos que merecem atenção, por exemplo.

Para otimizar a comunicação no canteiro de obras, tudo começa com uma liderança pró-ativa e inclinada para a obtenção de resultados e alcance dos objetivos, liderança está que facilite a criação de um canal de comunicação de via dupla, unido a isso o uso de ferramentas tradicionais e soluções tecnológicas auxiliam consideravelmente no dinamismo e confiabilidade da comunicação transmitida.

Como é a comunicação no seu canteiro de obras? Você usa alguma dessas alternativas? Se interessou pela TV Corporativa citada aqui, então leia o artigo “Maior eficiência na comunicação interna da sua construção – TV Corporativa” e veja quais os impactos positivos que ela pode trazer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção