ATR Incorporadora investe em automação do controle de qualidade

A incorporadora do sul do Brasil, que é referência em sustentabilidade e tecnologia no design de seus empreendimentos, investiu no software de gestão de obras Mobuss Construção, para automatizar o controle de documentos e qualidade das suas obras.

Com o acompanhamento diário e agilizado, a empresa reduziu o número de não conformidades abertas em mais de 90% em apenas seis meses. Em maio haviam 60 não conformidades, e em outubro esse número caiu para apenas 5.

“Esse é o ponto principal para nós: poder registrar da forma correta todos os pontos inexatos e resolvê-los de maneira rápida e efetiva.” afirmam Gabriel Correa e Eduardo Leite, integrantes da equipe de Engenharia da ATR.

A tecnologia proporciona agilidade para a tomada de decisão e redução de retrabalhos e, dessa forma, os profissionais podem focar na otimização de processos. Sílvio Etges, gerente de produto do Mobuss Construção, defende que a automação é fundamental para que as empresas consigam melhorar a qualidade da produção e agilizar as entregas. 

“Ferramentas especializadas permitem que, além de coletar informações, os profissionais possam analisar as informações e tomar decisões embasadas  em dados concretos e reais”, conclui Sílvio.

Foco em melhoria contínua

A equipe da ATR afirma que a adoção do software apoiou o principal objetivo da incorporadora, que é a melhoria contínua.

“Começamos o  preenchimento das fichas de verificação de serviço em um processo manual, mas eram apenas relatos, não tinha análise. E com isso os mesmos erros se repetiam, obra após obra. O Mobuss Construção resolveu essa dor,  possibilitando o preenchimento das fichas diretamente no sistema, lançando em tempo real para a  análise da equipe de engenharia, a partir de gráficos e dados efetivos.”, completam Gabriel e Eduardo.  

A automação permitiu também rápida resolução de gargalos processuais.

“Os ganhos de produtividade estão muito relacionados ao momento de percepção do erro e a hora certa de corrigi-lo. Com o antigo processo, quando víamos a necessidade de corrigir algum problema, o retrabalho era muito grande, pois mais frentes de serviço já tinham passado por ali e perdiam o que tinham feito. Com a tecnologia, isso é instantâneo. A obra ficou com um processo de qualidade 100% mais efetivo.” afirmam os colaboradores da ATR.

Com a análise em tempo real, é possível avaliar quais profissionais e equipamentos estão desempenhando um trabalho mais produtivo, e onde o resultado não for tão bom, analisar de que forma agir para melhorar.  

Controle de documentação

Além do módulo de Qualidade do Mobuss Construção, a ATR Incorporadora implantou também o módulo de Gestão de Documentos, que na prática, permitiu a centralização de informações num só local.

“Os formulários e documentos estão sempre atualizados, evitando o risco de usarmos  instruções desatualizadas.” afirma a equipe de engenharia. 

Uma solução especializada permite atualizações automáticas para todos os colaboradores. Eliminando a necessidade de impressões e permitindo o acesso remoto a documentação, mesmo em locais sem internet, facilitando assim, a rotina do canteiro de obras.

Você também quer automatizar seus processos? Entre em contato com nossa equipe e solicite uma demonstração gratuita.

Sobre o Mobuss Construção

Desenvolvido pela Teclógica – especialista em gestão de processos de TI e negócios – o Mobuss Construção é um software de mobilidade para gerenciar os processos construtivos, que proporciona mais controle nas obras, informações atualizadas e integradas entre os envolvidos durante todo o processo construtivo, redução de desperdício, retrabalho e aumento da rentabilidade das empresas do setor de construção.

Quer conhecer o módulo de Qualidade na prática?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção