Por que usar aplicativos móveis para gerenciamento de obras?

Desde que a tecnologia mobile se espalhou pelo mundo, uma série de aplicativos móveis foram criados para auxiliar os mais diferentes tipos de profissionais. Dessa forma, os canteiros de obras no Brasil também seguiram essa tendência e estão aderindo às novidades e soluções.

As ferramentas já fazem parte da rotina do setor construtivo. Elas auxiliam engenheiros, mestres de obras, encarregados e operários. Além disso, possibilitam uma melhor coordenação de processos e a substituição do manual em etapas que exigem mais precisão.

Ou seja, os aplicativos móveis têm um enorme impacto positivo na área. Eles melhoram a comunicação e a produtividade, reduzem erros e melhoram a coleta de registros

Além desses pontos, ainda ajudam a economizar tempo, aumentando a eficiência dos colaboradores e a proteção no espaço de trabalho. Em resumo, permitem a total otimização dos seus projetos.

Se você deseja entender mais sobre como esse tipo de solução pode ajudar no seu trabalho de gerenciamento do canteiro, continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que são aplicativos móveis para construção civil?

Os aplicativos móveis para construção civil são desenvolvidos para serem executados em dispositivos como smartphones e tablets. O objetivo deles é fornecer soluções para os profissionais que trabalham nos canteiros e otimizar toda sua produção e logística no ambiente de trabalho. 

Eles contam com funções exclusivas para a etapa de coordenação e para o acompanhamento de obras. Alguns aplicativos também oferecem recursos específicos para segurança dos colaboradores e para organização da documentação. É possível ainda contar com funcionalidades para a assistência técnica ao cliente.

Essas ferramentas ainda permitem que os profissionais da área tenham acesso às informações em tempo real, de qualquer lugar.

Quais os benefícios dos aplicativos móveis na construção civil?

Como vimos, os aplicativos móveis tem funcionalidades para diversas etapas de uma construção. Eles são soluções tecnológicas que melhoram a gestão do canteiro e proporcionam melhoras significativas para todos os envolvidos. 

Dessa forma, existe um aprimoramento sobre a rentabilidade dos projetos, além de otimizar a experiência dos clientes.

As vantagens vão desde aumentar a eficiência, a produtividade e a segurança no trabalho, até contribuir para uma melhor documentação e comunicação. Por isso, investir nessas soluções pode ajudar a sua empresa a se destacar no mercado.

Confira abaixo os 3 principais benefícios dos aplicativos móveis para considerar aderir uma dessas soluções:

1. Mais economia

O uso desse tipo de solução pode ajudar a reduzir desperdícios de recursos e aumentar a eficiência nos serviços. Com essas ferramentas, os gestores podem tomar decisões mais precisas. Aumentando o cumprimento dos prazos na etapa da execução.

A perda de insumos no canteiro representa um aumento nos custos das edificações. Por isso, os aplicativos móveis são essenciais na busca por sanar esse problema. 

Um exemplo prático do uso de softwares nesse ambiente é quando um colaborador precisa de um material para concluir uma tarefa. Ao acessar o banco de dados da solução, ele pode verificar em tempo real onde o insumo está localizado, se há estoque suficiente, ou solicitar mais se necessário.

Os aplicativos móveis também ajudam na hora de gerenciar o depósito e fazer o controle de qualidade final. Além disso, permitem uma melhor administração de descarte de resíduos, auxiliando também a coordenar tarefas e recursos

2. Acesso à informação

Esse tipo de ferramenta de otimização de gestão têm um papel importante em melhorar o acesso à informação no canteiro de obras. Com eles, os trabalhadores em campo podem consultar dados em tempo real, independentemente de onde estejam. Eles também permitem que os registros essenciais sejam compartilhados rapidamente.

Isso ajuda a deixar a comunicação mais afinada. Garante também que todos os membros tenham acesso a documentos atualizados. Os aplicativos móveis para construção civil ajudam a centralizar informações de diferentes fontes em uma única plataforma.

Esse fator pode auxiliar ainda, fornecendo insights valiosos para a coordenação tomar decisões mais precisas durante o andamento da obra. Por exemplo, algumas soluções podem gerar relatórios de desempenho que mostram o progresso das etapas e destacam áreas de risco ou oportunidades para melhorias.

3. Facilidade nos processos

É fácil imaginar como as novas tecnologias auxiliam na otimização nos procedimentos do canteiro. Para as empresas da área, esses avanços significam maior velocidade de entrega e garantia de segurança, diminuindo prazos e custos

As soluções ajudam também a gerenciar a segurança dos projetos. Elas fornecem ainda subsídios que auxiliam na redução de custos e sustentabilidade ambiental.

Tudo isso prova que os aplicativos móveis podem facilitar os processos de toda a obra. Dessa forma, é possível aumentar a produtividade, a rentabilidade e a qualidade dos serviços.

Por que apostar em soluções com aplicativos móveis?

Os aplicativos móveis para construção civil que possuem recursos de gestão de obras, são uma solução tecnológica em alta por empresas e profissionais da área. Ao apostar neles, é possível aproveitar uma série de benefícios que podem melhorar a eficiência, a produtividade e a qualidade do trabalho.

Investir em ferramentas que oferecem uma versão mobile é um fator muito importante para as administrações. Assim, garantindo que a equipe esteja integrada e tenha acesso aos dados necessários em tempo real

Com essa funcionalidade, os trabalhadores podem acessar registros, cronogramas, documentos, relatórios e outras informações relevantes, mesmo quando não estão no escritório ou no canteiro. Isso significa que eles podem tomar decisões mais embasadas, atualizar arquivos e se comunicar instantaneamente.

O Mobuss Construção é a solução que conta com todos esses pontos para te ajudar a ter mais controle sobre o canteiro. Ele possui 11 módulos integrados e especializados para diferentes momentos da construção. Um deles é o Diário de Obras que permite automatizar o registro sobre o fluxo de trabalho.

A sua implementação pode trazer inúmeras vantagens para a otimização da rotina em construtoras. Isso inclui a melhoria da eficiência, produtividade, comunicação, coordenação de recursos, análise de dados e segurança. Por isso, é importante que as empresas invistam em tecnologias como forma de se manterem competitivas.

Agora que você já sabe como funciona e a importância dos aplicativos móveis para o setor, leia mais sobre as novidades em nosso ebook: Tendências da Engenharia Civil para 2023: o que esperar do setor?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção