Construtora Baliza ganha eficiência em auditorias com o Mobuss Construção

Um grande desafio para muitas construtoras de imóveis é a obtenção de informações concretas sobre o andamento das atividades no canteiro de obras. E com a Construtora Baliza, isso não era diferente. Em atuação há mais de 30 anos no mercado, a empresa encontrou a solução para melhorar a eficiência em auditorias  e mensurar quais eram os setores que mais geravam demandas: a implementação do Mobuss Construção, solução de mobilidade para o setor desenvolvida pela Teclógica – empresa de gestão e processos de TI e negócios – que permitiu que a companhia conquistasse confiabilidade nas informações e agilidade nos processos de inspeção.

“Sentimos a necessidade de uma solução durante a realização das Inspeções de Serviços. Realizávamos todo o trabalho manualmente – os dados eram anotados em formulários de papel e depois passados para o Excel. Este processo demandava muito tempo dos nossos colaboradores e não garantia exatidão dos números, afinal, estávamos suscetíveis ao erro humano”, afirma a responsável pela área de Qualidade da Baliza, Simone Mendes de Paula.

Neste cenário, a empresa estava orçando o desenvolvimento de um sistema, mas ao tomar conhecimento do Mobuss Construção, entendeu que a solução atendia todas as necessidades do negócio com um custo menor.

O Módulo de Qualidade

A implementação do Módulo de Qualidade gerou maior rapidez e agilidade na tomada de decisão, além do aperfeiçoamento dos serviços prestados, confiabilidade nas informações e maior eficiência nas auditorias internas e externas. “Qualidade não é só ter certificado, é o que entregamos para os clientes. Com o Mobuss Construção conseguimos olhar a obra como um todo e enxergar a realidade do canteiro. Monitoramos tudo mais de perto, levamos os dados coletados para reuniões gerenciais e conseguimos visualizar de uma maneira simples e dinâmica. Além disso, a diretoria está muito satisfeita com os dados apresentados”, conta Simone.

A apresentação dos números de forma clara e eficiente criou novas possibilidades para a empresa. “Para gerenciar precisamos obter as informações de maneira rápida e o Mobuss possibilita isso por meio do painel de indicadores”, explica. A executiva ressalta ainda que o retorno sobre o investimento, que foi cerca de 2% do custo fixo da obra, já foi atingido.

Eficiência em Auditorias

A Baliza faz toda a administração da obra por meio do Módulo de Qualidade e isso resultou em mudanças no dia a dia. “Colocamos prazos de acordo com a realidade, por exemplo: antes havia um tempo padrão que geralmente não era cumprido. Nosso objetivo em longo prazo é realizar a gestão por meio dos números. Além disso, antes alguns campos eram preenchidos e outros não, o que impactava negativamente nos indicadores. Com o uso contínuo do Mobuss, aprimoramos cada vez mais o entendimento das aplicações em cada área e treinamos os colaboradores para fazerem o melhor uso em seu setor”, conta.

Após a implantação, a companhia já realizou a segunda auditoria interna e os indicadores de conformidade estão entre 93% e 95%. Simone explica que hoje há confiabilidade nas informações presentes. Afinal, como os formulários são preenchidos em tablets não há o risco de perder anotações e as evidências corroboram tudo.

Além disso, a empresa está criando novos métodos para melhorar a usabilidade no dia a dia, conforme a sua necessidade. Atualmente, são 24 funcionários que utilizam a solução diariamente. Outro benefício percebido foi a economia no uso de papel e de espaço para armazenar estes arquivos. “Nossa produtividade vem aumentando continuamente e os relatórios estão cada vez mais eficientes. Estamos muito satisfeitos com os resultados que conquistamos com o uso do Mobuss”, conclui.

Assim como a Baliza, se você está buscando otimizar  os recursos da sua obra, aperfeiçoar serviços prestados, ganhar eficiência em auditorias, e ter mais confiabilidade nas informações geridas, confira os módulos, funcionalidades e diferenciais do Mobuss Construção, e veja como podemos auxiliá-lo a melhorar seus resultados, e garantir uma gestão mais eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção