Certificação LEED da Greenbuilding: o que você precisa saber

A evolução da tecnologia, as grandes construções, o crescimento populacional e o incremento da demanda de energia perturbaram de forma severa os ecossistemas naturais. Assim, tornou-se latente a necessidade de promover práticas para, de alguma forma, preservar os ativos ambientais que ainda possuímos.

Entre elas, está a promoção de construções sustentáveis, ou seja, aquelas que tenham ótimo aproveitamento de seus recursos. Para formalizar esse trabalho e definir parâmetros de sustentabilidade, foi criada a Certificação LEED, oferecida pelo Greenbuilding.

Saiba mais sobre essa certificação e entenda por que ela pode ser ótima para o seu empreendimento!

O que é Greenbuilding?

O Greenbuilding Council Institute é uma organização sem fins lucrativos, fundada com o objetivo de promover a sustentabilidade em várias frentes na construção civil. Itens como, design, operações e forma de construção, são objetos de estímulo para o desenvolvimento sustentável.

Originado dos Estados Unidos, o Greenbuilding está presente em diversos países, inclusive no Brasil. Em 1999, foi formado o World Greenbuilding Council, entidade mundial que reúne os conselhos de cada país.

O Greenbuilding é a entidade responsável por fornecer a Certificação LEED.

O que é a Certificação LEED?

A sigla LEED refere-se a Leadership in Energy and Environmental Design, em português, “Liderança em Energia e Design Ambiental”. A LEED não é só uma certificação, mas um sistema capaz de orientar a prática de construção sustentável em todo o mundo.

Existem quatro selos de certificação diferentes, oferecidos pelo Greenbuilding de acordo com a pontuação obtida pela entidade pleiteante. São eles: LEED Certified, LEED Silver, LEED Gold e LEED Platinum.

Há um sistema de pontuação para a obtenção da Certificação LEED, que vai de 0 a 110 pontos. O mínimo exigido para se obter um certificado é 40 pontos. As pontuações necessárias para cada selo são:

  • Certified: 40 pontos
  • Silver: 50 a 59 pontos
  • Gold: 60 a 79 pontos
  • Platinum: acima de 80 pontos

Naturalmente, quanto mais avançado o selo, mais valor o certificado agrega ao empreendimento.

Assim como a pontuação exigida para os selos, alguns pré-requisitos básicos são estabelecidos para a Certificação LEED. Eles referem-se a sete categorias chave para a promoção da sustentabilidade:

  • Implantação Sustentável
  • Eficiência Hídrica
  • Energia e Atmosfera
  • Materiais e Recursos
  • Conforto Ambiental
  • Inovação e Projeto
  • Crédito Regional

Cumpridas as condições exigidas, pode ser requerida a Certificação LEED.

Por que ter a Certificação LEED?

Mas por que é vantajoso ter uma Certificação LEED? É possível citar inúmeros benefícios que o selo pode proporcionar a um empreendimento. Alguns deles são:

  • Aumento do poder de marketing do empreendimento;
  • Diminuição dos custos operacionais da construção, decorrentes da melhor utilização de recursos;
  • Significativa valorização do imóvel;
  • Maior facilidade para regulamentação do empreendimento;
  • Economia de água e energia elétrica;
  • Tratamento correto dado aos dejetos da construção e posterior operação do empreendimento.

Os custos para a adequação aos parâmetros exigidos pelo Greenbuilding existem, claro. Porém, o retorno financeiro obtido com a economia de recursos e a otimização de processos compensa as despesas e gera lucro significativo. Além disso, é uma ótima chance de contribuir com a preservação do meio ambiente.

Como obter a Certificação LEED?

O processo para a obtenção da Certificação LEED é feito por meio de uma plataforma online disponibilizada pelo Greenbuilding. Os passos para obter o selo são:

Caso a documentação esteja de acordo com os requisitos, a certificação LEED será concedida ao empreendimento.

Uma ótima maneira de facilitar a buscar pela certificação é procurar um profissional credenciado para fornecer consultoria sobre o processo. Além disso, ter ferramentas que contribuam com o cumprimento das diretrizes do Greenbuilding pode ser fundamental no processo.

A preocupação com a preservação ambiental transcende, já há algum tempo, as questões puramente socioambientais. A cada dia, empreendimentos comprovadamente sustentáveis tornam-se os mais atraentes no mercado. Obter a Certificação LEED da Greenbuilding é uma oportunidade para aumentar a competitividade do seu projeto e cuidar do nosso planeta!

Entendeu como funciona a Certificação LEED e quer dicas para obtê-la? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção