Terceirização na indústria da construção: o que você precisa saber

Nos últimos anos, a terceirização tornou-se comum para as empresas da indústria da construção civil, diante de um mercado tão dinâmico, global e competitivo. De acordo com a Confederação Nacional das Indústrias, 69,7% das organizações contratam outras empresas para prestar tarefas intermediárias, incluindo as que estão relacionadas à construção.

No post de hoje preparamos especialmente para você tudo o que é fundamental saber sobre a importância da terceirização e a construção civil. Acompanhe!

Qual a importância da terceirização?

A terceirização é uma iniciativa para enfrentar condições adversas e melhorar a execução das atividades a um custo muitas vezes menor. Contratando outras empresas para as tarefas intermediárias, consegue-se obter uma série de vantagens.

Otimizar as atividades da empresa

Com a contratação de outras empresas, a construtora elimina as preocupações ocorridas pelos serviços que não estão relacionados diretamente à obra. Com a contratação de uma organização que presta uma determinada tarefa, a empresa consegue ter maior foco e desempenho para as suas atividades principais.

Qualidade dos serviços secundários

Por ser específico, o setor terceirizado conta com uma equipe experiente e qualificada para executar a tarefa pela qual foi designada. A empresa contratante consegue, muitas vezes, diminuir as ocorrências de trabalhos mal realizados. Isso acontece porque as companhias terceirizadas são voltadas para realizar uma tarefa específica. Por esse motivo, elas acompanham melhor as novas tendências do seu nicho de mercado, aplicando de forma mais assertiva os métodos, materiais e mão de obra.

Com a especialização do setor terceirizado, a efetividade do empreendimento é aumentada, possibilitando também reduzir custos.

Redução e otimização de custos

Uma vez que o serviço de outras empresas é qualificado, consegue-se otimizar os lucros da construtora. Com a terceirização, evita-se o desperdício financeiro na compra de máquinas ineficientes e gastos com funcionários nas tarefas especializadas, uma vez que tais são de responsabilidade da empresa contratada.

Do mesmo modo, muitas empresas oferecerem tecnologias inovadoras que melhoram as tarefas executadas no empreendimento.

Agilidade nas obras

Um outro benefício observado com a terceirização é a agilidade operacional, pois muitas vezes as empresas contratadas dispõem de uma equipe bem formada, com as atividades claras, e muito experiente, o que evita perda de tempo com atividades irrelevantes e retrabalhos.

Competitividade de mercado

Por conseguir melhorar o tempo, reduzir custos e aumentar a qualidade de atividades meio, as construtoras conseguem ter ampla vantagem competitiva no mercado, direcionando seus esforços às atividades relevantes para o negócio, como a melhoria da gestão e do controle das obras, elevando sua lucratividade.

Com a importância destacada aqui sobre a terceirização, percebe-se que as empresas especializadas podem oferecer diferenciais que auxiliam os serviços realizados pelas construtoras.

Tão importante quanto terceirizar é ter empresas sérias que agreguem valor ao seu empreendimento e que investem em gestão e tecnologia para otimizarem os resultados das suas obras.

Viu como é importante a terceirização para sua empresa? Aproveite o espaço nos comentários e compartilhe suas ideias sobre o assunto aqui discutido. Não deixe de acompanhar nosso blog para ficar por dentro das novidades do setor!

1 comentário


  1. Excelente artigo.
    Uma visão producente sobre domínio dessa relevante ferramenta: a terceirização.
    Enriquecedora, pois.
    Gostaria de registrar meu agradecimento aos que escreveram, aos que publicaram e aos que produziram.
    Abraços.
    Rodrigo Rocha
    SR2 – ESTRUTURAL

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção