Como cortar custos no canteiro de obras e ainda ganhar em eficiência

Uma das maiores preocupações do segmento de construção civil está nos desperdícios presentes na execução das obras. O uso excessivo de materiais, a demora nas etapas de construção e as elevadas despesas com mão de obra influenciam no custo total do projeto. Do mesmo modo, os gastos de construção também continuam após a entrega da obra, com os serviços de assistência técnica.

A solução praticada pela maioria das grandes construtoras é investir em novas tecnologias que permitam adotar as melhores estratégias visando reduzir custos e aumentar a produtividade. A Fundação Getúlio Vargas em seu estudo relatou que 60% dos empresários otimizarão seus recursos, automatizando as gestões técnicas e administrativas das obras e renovando seus equipamentos para aperfeiçoar a execução de suas obras.

O objetivo é melhorar a produtividade da construção e reduzir custos em diversos pontos, tornando a construtora mais competitiva no mercado onde atua. E no post de hoje, você irá descobrir como e em quais setores é possível cortar custos das obras, ganhando, além de recursos financeiros, maior eficiência. Acompanhe!

Concepção

Os gastos desnecessários na obra começam pelo seu próprio projeto. Se um projetista estrutural não explorar todo o conhecimento sobre os objetivos do empreendimento, bem como sobre o material utilizado e o processo construtivo, pode-se ocasionar a elevação do orçamento total da obra.

Por exemplo, quando a escolha de um determinado contra piso leva a usar uma quantidade excessiva de cimento, sendo que existem outras maneiras e materiais que entregam o mesmo resultado a um custo menor. Ou seja, há uma incorporação exagerada das matérias-primas solicitadas na concepção do empreendimento.

Faça um planejamento específico para o empreendimento a ser construído. Tenha integrado todas os materiais e procedimentos da obra. Dessa maneira, é possível ter dados que permitam adotar medidas para cortes de custos no canteiro de obras e ainda ganhar em produtividade.

Execução

Por ter um planejamento inadequado, a execução na prática pode ser mais demorada do que o previsto, demandando despesas adicionais no valor total da construção.

As principais perdas econômicas durante o andamento da obra são:

  • atraso na entrega dos materiais feita pelos fornecedores;
  • material estocado inadequadamente;
  • transporte inapropriado do material, gerando danos em suas propriedades físicas e químicas;
  • aplicação equivocada da argamassa no concreto, gerando dosagens em excesso.
  • Entre outros.

Gerencie todo o processo produtivo, eliminando tarefas desnecessárias e agilizando as ações fundamentais na obra. Do mesmo modo, analise os custos da mão de obra e minimize essas despesas sem comprometer a qualidade da construção.

Utilização

O problema da utilização está na quantidade de material prevista para a manutenção e o número consumido efetivamente durante a obra. Por exemplo, a repintura antecipada da fachada do imóvel, consumindo mais tinta do que o esperado; o acúmulo de materiais que não serão utilizados (estoque); dentre outras medidas.

Nesse caso, é essencial uma integração entre a gestão de qualidade e assistência técnica. Tendo reunido as informações e integrado as tarefas, fica mais fácil aplicar estratégias simples que minimizem gastos e aumentem a qualidade da obra.

O ideal de toda construção é ter um sistema integrado que seja capaz de reunir dados de cada etapa de construção em tempo real em um software de fácil uso. O Mobuss Construção é uma inovação no seu empreendimento. Pode-se monitorar e gerenciar todos os processos da obra por meio de tablets. Assim, a produção se torna mais dinâmica e os custos caem significantemente.

Portanto, a redução de custos não envolve apenas a etapa da obra, grande gargalos são vistos após a entrega das obras. Mas é possível otimizar esses custos com uma gestão eficiente da qualidade e assistência técnica, por exemplo. Para ficar por dentro das nossas novidades em primeira mão, assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção