Aumento do custo da mão de obra no país: saiba como driblar

Um dos grandes obstáculos da indústria da construção civil no Brasil é o aumento constante do custo da mão de obra. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Caixa Econômica Federal, o custo total por metro quadrado fechou em R$ 942,00. Deste valor, R$434,84 é relativo às despesas de funcionários da obra, ou seja, quase 50% de todo o custo da obra.

No primeiro semestre de 2015, o orçamento de profissionais especializados na construção civil acumulou cerca de 4,54%. Em um período de 12 meses, a taxa foi elevada para 8,12%. Os motivos do encarecimento dos trabalhadores estão no aumento anual de seus respectivos salários; carências de profissionais qualificados para as funções; e, principalmente, longos prazos para executar cada etapa da construção.

A solução é investir em tecnologias que agilizem e encurtem os prazos de cada etapa da construção, promovendo qualidade nos serviços e minimizando custos com os trabalhadores. E para te contar mais sobre como driblar aumento do custo da mão de obra, listamos algumas dicas no post de hoje. Acompanhe!

Controle as atividades de fluxo e conversão

As atividades de fluxo são aquelas que possuem uma relação entre si. Veja quais as etapas da produção são necessárias e a relação de cada uma para o desenvolvimento do empreendimento.

Do mesmo modo, veja quais são as tarefas fundamentais para transformar a matéria prima em produtos das obras (fundação, alvenaria, acabamento, etc.).

Tendo o controle dessas informações, a execução da obra fica mais rápida, diminuindo o horário de expediente e de horas extras dos colaboradores, barateando o custo global de toda a obra.

Controle o processo produtivo

Defina cada função para otimizar a construção do empreendimento. Planeje as atividades definindo onde e quando serão executadas. Monitore e corrija cada problema apresentado durante a execução da obra.

Entender a estrutura organizacional, as atividades da obra e quem é responsável por executá-las, facilita estabelecer um orçamento viável que não acrescente custos inesperados. Assim, além dos empreendimentos serem construídos de forma eficaz, gasta-se menos tempo e recursos.

Avalie o desempenho dos serviços

Inspecione constantemente a eficiência das tarefas executadas na obra. Durante a construção, podem acontecer imprevistos que comprometam o andamento do empreendimento. Erros e falhas durante esse processo significa refazer boa parte da construção, gastando mais recursos, principalmente com a mão de obra e materiais.

Tenha em mãos o percentual de cada serviço já feito. Identifique quais foram feitos corretamente e os que precisam de reparos. Criando um relatório de desempenho das tarefas, a construção é feita rapidamente, dentro do prazo e custo pré estabelecidos.

Analise a eficiência dos equipamentos

Invista em ferramentas que agreguem valor à obra, dando mais velocidade e qualidade nas tarefas feitas pelos trabalhadores. Com novas tecnologias, etapas mais complexas ficam fáceis de serem executadas. Assim, diminui-se despesas na contratação de mão de obra altamente especializada, por exemplo.

Gestão eficiente da produção

Para minimizar as despesas com a mão de obra, gerencie o apontamento da produção. É o registro de todas as atividades, equipamentos e colaboradores da obra.

Essa pratica ajuda a aumentar a rentabilidade da construção e diminuir desperdícios financeiros e serviços desnecessários, agilizando tarefas fundamentais à obra.

Para facilitar todo esse processo é essencial que as empresas invistam em software que integre e gerencie as etapas da construção, pois sem dúvida é a melhor forma de driblar o aumento do custo da mão de obra, um maior controle dos processos facilita a tomada de decisão com foco em melhores resultados.

Ainda tem alguma dúvida ou questionamento? Então deixe seu comentário e participe da conversa. Fique por dentro das inovações do setor de construção civil assinando nossa newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção