Dicas para garantir a segurança no canteiro de obras


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre segurança no canteiro de obras em áudio!


Prevenir acidentes, cumprir com normas regulamentadoras e fazer manutenção preventiva dos equipamentos são apenas algumas das ações para garantir a segurança no canteiro de obras. Por isso, confira nesse post as melhores práticas de gestão para evitar problemas no projeto e garantir um local de trabalho mais salubre.

A construção civil é um setor com serviços perigosos em diversas etapas e de diferentes naturezas. As ameaças vão desde quedas e choques, até lesões por esforço repetitivo (LER). Por isso, é preciso conhecer os perigos a fim de implementar medidas para garantir a proteção para associados, fornecedores e clientes.

Isso  não só evita gargalos, mas também doenças relacionadas às atividadesdesempenhadas. Assim, é possível gerar um local mais produtivo para os trabalhadores. Além disso, o investimento nesse processo evita gastos com substituições de pessoal e até indenizações.

A seguir, abordaremos temas essenciais, que ajudarão a ter um gerenciamento mais eficaz da construção. Eles também contribuirão para a maior segurança no canteiro de obras, beneficiando tanto as organizações quanto as equipes.

Qual a importância da segurança no canteiro de obras?

Todas as atividades referentes a esse processo são de extrema importância para um projeto de edificação. Prezar pela saúde e pelo bem-estar dos trabalhadores envolvidos não apenas é uma obrigação da construtora, como ainda traz diversas vantagens ao ambiente e aos resultados da empresa.

Independentemente da dimensão do empreendimento e do número de profissionais envolvidos, uma gestão eficaz resulta em aumento de produtividade. Outros benefícios são entregas de maior qualidade, redução no volume de acidentes e casos de doenças ocupacionais, segurança de aprovações legais e economia de recursos.

Caso a proteção no canteiro de obras seja negligenciada, a companhia poderá arcar com algumas consequências, dentre elas:

  • Perda de desempenho das equipes;
  • Atrasos no cronograma, devido a falta de colaboradores;
  • Multas e indenizações em casos de irregularidades;
  • Embargos do projeto.

Além disso, processos inseguros causam uma má impressão e geram prejuízo à imagem da organização. Afinal, a preocupação com os funcionários reflete também na qualidade e segurança final da obra.

Principais riscos no canteiro de obras

Cada construção é diferente, com suas peculiaridades e serviços distintos. Além disso,um canteiro de obras conta com várias atividades acontecendo ao mesmo tempo, que podem oferecer riscos variados. São muitos equipamentos, maquinários e materiais utilizados, além de situações insalubres e com periculosidade, como trabalhos em altura ou com eletricidade.

Por isso, para garantir a segurança no canteiro de obras, é preciso avaliar as ameaças para cada passo específico. Mas, existem alguns problemas que são mais comuns, como a falta de organização e a não aplicação das recomendações das normas de proteção.

Existem ainda os gargalos que provêm da falta de atenção dos associados na execução, ou dos coordenadores na hora de planejar os serviços. Por último, podemos citar os riscos causados pela falta, ou mau uso, de EPIs e EPCS.

8 dicas para garantir a segurança no canteiro de obras

Para tentar minimizar os perigos, é possível adotar algumas medidas preventivas e técnicas de administração. Por isso, confira abaixo 8 dicas que garantem maior segurança e proteção nos seus projetos:

1. Coloque a segurança em primeiro lugar

Treinamento e conscientização. Essas são as prioridades para todo e qualquer profissional que visita à edificação, independentemente do tempo de permanência no local ou da função exercida.

As pessoas envolvidas devem receber orientações concisas e transparentes sobre a adoção de rotinas seguras, práticas adequadas, operação de maquinário, equipamentos obrigatórios e procedimentos em situações de emergência.

Estas são ações que exigem planejamento para garantir resultados eficientes. Tire as dúvidas dos envolvidos, mantenha-se atualizado sobre alterações em diretrizes e leis. Também é importante oferecer capacitações periódicas, criar um canal de comunicação aberto e facilitar a troca de informações.

2. Garanta o uso de EPIs e EPCs

Muitos trabalhos feitos na construção civil oferecem ameaças aos profissionais. Por isso, o uso de EPIs e EPCs é obrigatório para garantir a segurança no canteiro de obras.

Portanto, disponibilize equipamentos de proteção em perfeito estado para os colaboradores contratados e terceirizados. A informação sobre o uso correto desses materiais, bem como um documento que ateste o seu recebimento, são etapas que não podem ser esquecidas.

Mantenha, ainda, estoques sobressalentes dos principais itens. Especialmente, aqueles que podem apresentar quebras, avarias ou perdas com maior frequência.

3. Siga as normas regulamentadoras

Existe uma infinidade de diretrizes e normas técnicas que jamais podem ser ignoradas na rotina do setor. Segundo o Guia de Gestão para Segurança nos Canteiros de Obras, desenvolvido pela CBIC, as que mais exigem atenção são:

No entanto, há outras leis regulamentadoras que fazem referência e podem ser exigidas de acordo com as atividades praticadas durante a obra.

Vale prestar atenção às exigências advindas de esferas federais, estaduais ou municipais, como Ministério da Saúde e INSS, vigilância sanitária, órgãos de meio ambiente, acordos trabalhistas, autoridades de trânsito e concessionárias relacionadas aos fornecimentos de gás e eletricidade.

4. Faça a manutenção preventiva

Os equipamentos e ferramentas precisam estar sempre em bom estado. Ou seja, é imprescindível que passem por manutenções periódicas. Aqui, não estamos falando apenas sobre os veículos e o maquinário pesado, mas todos os itens constantemente utilizados nas obras.

Sendo assim, gruas, elevadores, andaimes suspensos, rampas, escadas fixas, passarelas, cancelas, torres de transmissão, ferragens, instalações hidráulicas e elétricas e as demais proteções coletivas devem ser consideradas.

Certifique-se que o serviço será realizado por pessoas autorizadas. O uso de insumos de boa qualidade, assim como a fiscalização de materiais e pessoal, contribui para maior segurança no canteiro de obras dos trabalhadores. E, por isso, deve ser adotado por parte da gestão, inclusive, constando em orçamento.

5. Mantenha o canteiro limpo e organizado

Boa parte da proteção dos colaboradores está diretamente relacionada à limpeza e organização do local. Lembra das normais mais visadas, as quais citamos anteriormente? A higienização dos ambientes coletivos é uma exigência legal expressa em diversos pontos da NR 18.

Uma boa maneira de manter esse fator em dia, é através do gerenciamento desde o início do projeto, que deve ser aplicado por todos. 

Além disso, a localização de banheiros e refeitórios deve ser prática para o colaborador em campo. Atente-se, também, às condições sanitárias e conforto. 

Considere ainda os tempos de deslocamento e a logística das movimentações no local. Os entulhos e sobras devem ser descartados periodicamente e  acúmulos desnecessários e desperdícios devem ser evitados.

6. Trabalhe com a prevenção

Para evitar retrabalhos e gastos, é necessário tomar precauções para que a segurança no canteiro de obras não seja ameaçada pela falta de um planejamento. Estudar falhas e riscos passíveis de ocorrer é uma forma inteligente de gerenciamento.

O Hazop (sigla para Hazard and Operability Study), por exemplo, é uma maneira sistemática de avaliar os perigos num processo de trabalho, dividindo-se em etapas e considerando as variações de parâmetros. A abordagem, que é bastante utilizada na indústria, tem influência direta na proteção dos associados.

Além de pensar nas ameaças e nas situações que podem ocorrer, é importante conscientizar os colaboradores. Todos precisam estar cientes dos problemas que correm e como as medidas preventivas fazem a diferença para evitar acidentes e doenças. 

Para esse processo ter resultados mais eficientes, é crucial que os funcionários recebam treinamentos. Trazer exemplos reais de situações que poderiam ser evitadas com o uso de EPIs, por exemplo, é uma boa estratégia para chamar a atenção dos trabalhadores. 

7. Tenha uma política de segurança

Para garantir que todos sigam as recomendações e façam sua parte, é importante criar uma política na empresa. Assim, é possível elaborar diretrizes, objetivos e documentos orientativos que expliquem a importância da segurança e as medidas que cada um deve adotar. 

Esses registros devem estar em constante revisão e atualização, garantindo que sempre que necessário, novas práticas de proteção sejam adicionadas. Com o tempo, isso irá gerar uma cultura no canteiro de obras, onde todos sabem a importância de seus atos.

8. Adote um software de gestão

Em meio ao digital, nada mais adequado do que aproveitar o que a tecnologia oferece de melhor para fazer a gestão do que acontece nos canteiros. Garantindo, assim, um nível mais elevado de resguardo dos colaboradores  durante o trabalho

As empresas que contam com um software de mobilidade ficam a par do que acontece na obra em tempo real. Ou seja, além dos vários dados para fundamentar as tomadas de decisão, o período de ação é menor, os resultados são mais rápidos e a produtividade é otimizada. 

Por isso, para ajudar a melhorar a segurança no canteiro de obras e otimizar outras etapas construtivas, conheça a solução Mobuss Construção, uma ferramenta completa que atende do início ao pós-obra.

O Módulo de Segurança do sistema garante alto grau de segurança, uma vez que os gestores conseguem monitorar, a qualquer momento, as reuniões efetuadas, as entregas e as baixas de EPIs, além da realização e validade dos treinamentos por colaborador ou equipes. 

Isso mantém um histórico da documentação trabalhista conciso e organizado. Como você vem cuidando da segurança no canteiro de obras? Para saber mais sobre proteção dos trabalhadores no setor, leia nosso ebook sobre PGR e PCMAT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção