Os benefícios de controlar rotinas no canteiro de obras com dispositivos móveis

A Forrester Research realizou recentemente um estudo, em que afirma que até 2018 haverá mais de 1 bilhão de tablets no mundo. Isso comprova que caminhamos para um futuro cada vez mais móvel. E as ferramentas também estão beneficiando cada vez mais a indústria da construção civil, pois oferecem controle mais próximo e imediato das rotinas no canteiro de obras e permitem tomadas de decisões também mais rápidas e efetivas.

É sobre isso que vamos falar neste post: como é possível se beneficiar da tecnologia mobile para controlar as rotinas no canteiro de obras. Veja:

Acompanhar, controlar e corrigir os processos em tempo hábil

Rever os quadros de horários, tornar o processo de comunicação mais eficiente, controlar os custos operacionais, monitorar a qualidade e acompanhar as vistorias. O benefício de controlar o progresso de um trabalho em tempo real é inestimável. Softwares para mobilidade na área de construção civil podem gerar relatórios diários que dão um panorama geral aos empreendedores de como está o andamento do projeto. Ao mesmo tempo, estas ferramentas permitem que a administração faça alterações, incluindo, por exemplo, a contratação de mais pessoal, implementação de novos formulários e procedimentos, entre outras ações, quando necessário.

Melhorar a produtividade

Por meio de uma solução móvel, operada por dispositivos como smartphones, tablets e notebooks, os gestores do canteiro de obras podem manter sob controle as tarefas de trabalho atribuídas a todos os operários. Também podem apoiar suas ações corretivas em relatórios diários, que são gerados e acessados a qualquer momento.

Assim, a produtividade da equipe tende a melhorar, pois há um acompanhamento mais efetivo e também é possível fazer com que os profissionais vejam a evolução do seu trabalho na tela. Isso gera mais motivação e senso de equipe.

Evitar atrasos

A ineficiência operacional é, quase sempre, a causa dos atrasos na conclusão de uma obra. E os atrasos podem gerar multas e a insatisfação do cliente.

No entanto, a tecnologia móvel permite às empresas reduzir o número de atrasos, especialmente no que diz respeito à espera de aprovações do escritório. Com uma solução móvel, os operários no canteiro de obras podem enviar solicitações, que são recebidas em tempo real pelos gestores no escritório. Os profissionais no escritório podem analisar e aprovar essas planilhas eletrônicas, agilizando o processo e ainda garantindo relatórios precisos.

Uma das principais vantagens de ter uma ferramenta móvel de controle e gerenciamento de rotinas no canteiro de obras é que ela pode ajudar a distribuir as informações e evitar mal-entendidos.

A solução gera uma sinergia de trabalho ao mesmo tempo em que torna a gestão mais prática e eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção