Sustentabilidade na construção civil: entenda a importância e como aplicar


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre sustentabilidade na construção civil em áudio!

A sustentabilidade na construção civil é um tema cada vez mais indispensável em qualquer empresa do ramo. A grande quantidade de resíduos e entulhos gerados nos canteiros de obras, além das nocivas atividades de extração de matéria-prima e o elevado uso de energia elétrica trazem problemas para o meio ambiente. 

Por isso, o desafio está na minimização dos impactos provocados pelas construções. A seguir, descubra o verdadeiro papel da sustentabilidade no setor e conheça as vantagens e as principais práticas que você deve adotar frente aos desafios ecológicos do ramo!

A Importância da sustentabilidade na construção civil

Ser sustentável é garantir que antes, durante e após as construções, sejam feitas ações que reduzam os problemas ambientais, potencializem a viabilidade econômica e proporcionem uma boa qualidade de vida para as gerações atuais e futuras. 

Fazer com que os insumos sejam reutilizados, definir alternativas para a exploração dos recursos naturais e encontrar novas formas de gerar e economizar energia são atitudes que diminuem os impactos da construção civil no ecossistema

Hoje há uma maior preocupação com esta questão em todos os setores da sociedade, e no ramo da engenharia não é diferente. Além da questão ética e ecológica, a conservação da natureza também se torna uma demanda por parte dos clientes finais

A área consome muitos bens naturais e gera quantidades exorbitantes de resíduos. Segundo o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), quase 75% dos recursos do meio ambiente são extraídos pelas indústrias da construção. Além disso, os canteiros geram cerca de 80 toneladas de detritos anualmente 

Vantagens da sustentabilidade na construção civil

Abrangendo o consumo consciente de matéria-prima, o reaproveitamento de resíduos e a minimização de desperdícios, o conceito de sustentabilidade na construção civil traz uma série de vantagens aos empreendedores. Entre os principais benefícios, nós destacamos:

Gera economia a longo prazo

O processo pode trazer mais economia para os projetos. Com a otimização de etapas no canteiro, há uma redução de gastos. Além disso, com contenção na geração de resíduos, uso mais inteligente dos insumos e maior controle produtivo, é possível diminuir os custos ao longo da obra.

Melhora a imagem da empresa

Adotar a sustentabilidade na construção civil gera um melhor argumento de vendas, uma vez que o conceito é cada vez mais valorizado no mundo contemporâneo. Assim, a organização consegue criar uma imagem mais positival com os compradores e com o mercado, mostrando que se importa com os impactos ambientais.

Além dessas vantagens, há os incentivos fiscais, que são cada vez mais comuns para as práticas ecológicas no segmento. As práticas sustentáveis também geram mais conforto aos proprietários, garantindo cuidados arquitetônicos que preservam a natureza relacionados ao controle térmico, de luz e demais fatores.

Cada vez mais comuns, eficientes e baratas, as tecnologias sustentáveis proporcionam uma grande influência positiva sobre o ecossistema. Além disso, elas atendem a exigências frequentes do nosso cotidiano, relacionadas aos cuidados com as pessoas, trazendo ainda maior apelo e conforto visual.

O incentivo fiscal à obras sustentáveis

Como citado acima, uma das vantagens de aderir essa estratégia são os incentivos fiscais por parte do governo brasileiro, tanto em âmbito federal, como estadual e municipal. 

Assim, uma construção verde, que é uma edificação ecologicamente correta, poderá contar com alguns financiamentos e descontos em impostos fiscais.

Ao redor do mundo, principalmente em países desenvolvidos, há uma série de estímulos financeiros para esse tipo de obra. Um exemplo é a Alemanha, país que remunera os cidadãos que produzem um excedente de energia obtida por placas fotovoltaicas.

No Brasil os fomentos na área ajudam a reduzir a carga tributária. Um exemplo que existe em diversas cidades brasileiras é o IPTU Verde, desconto que é dado para projetos que implementarem sistemas ecoeficientes nas suas construções ou reformas.

Cada cidade que utiliza essa taxa determina o valor das reduções

Os sistemas ecoeficientes que devem ser implementados também variam, mas alguns exemplos são: 

  • Captação e reutilização de água; 
  • Reciclagem e reuso de resíduos de materiais de construção; 
  • Uso de placas solares para o aquecimento de água; 
  • Uso de placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica.

Vale destacar ainda que, em 2018, o Senado aprovou um Projeto de Lei (PLS 252/2014), elaborado em 2014, que visa oferecer incitações monetárias aos imóveis que adotarem práticas de redução de consumo de água e maior eficiência energética. Porém, a diretriz precisa passar ainda pela sanção da presidência.

As principais práticas sustentáveis na construção civil

Agora você já sabe como a sustentabilidade na construção civil é indispensável para se destacar no mercado, cuidar do meio ambiente e entregar uma melhor qualidade aos clientes. 

Confira a seguir as melhores práticas para adotar esse tipo de cuidado:  

1. Aposte no conceito de Green Buildings

Definido como edifício verde ou obra sustentável, o Green Building é um espaço que deve utilizar processos de preservação da natureza em toda a sua concepção e até eventual demolição, gerando benefícios econômicos, ambientais e à saúde.

Essas construções contam com requisitos de segurança, praticidade e conforto necessários, além de fornecer uma alta qualidade de vida para seus moradores. 

O preço dos materiais utilizados nesse tipo de projeto, como o tijolo ecológico, por exemplo, é significativamente menor. Uma vez que a produção é diferente dos insumos convencionais, que são queimados para ficarem prontos, o que acaba elevando o custo e gastando mais energia.

O impacto gerado para a natureza deve ser mínimo, e a economia de recursos, como água e energia elétrica, deve ser alta. A própria obtenção e manutenção de materiais respeita os principais padrões de sustentabilidade na construção civil, por meio de procedimentos de extração e fabricação que permitem a recuperação das jazidas.

2. Realize o gerenciamento adequado dos resíduos

A fim de diminuir os impactos produzidos durante a realização de um projeto, qualquer empresa preocupada com a preservação do ecossistema deve garantir um gerenciamento eficiente de detritos.

Em uma pequena edificação, a utilização de caçambas é um excelente meio de armazenar todos os tipos de elementos sólidos inutilizáveis. Estes devem ser levados para locais de triagem ou seguir para aterros adequados. 

No caso de grandes projetos, as empresas devem investir em programas de gestão ambiental, visando a separação de resíduos desde o início até o término do processo.

Existem diversas soluções que podem ser adotadas para gerir melhor os resquícios gerados na execução de um empreendimento. Um método que vem ganhando o gosto das pessoas é a compostagem doméstica feita em casa, método que reaproveita e transforma o lixo orgânico. 

No vídeo abaixo a analista de sustentabilidade da Bild Desenvolvimentos Imobiliários ensina como fazer uma composteira:

Com isso, há reaproveitamento de recursos, reduz os custos de coleta e ainda garante que uma maior quantidade de rejeitos seja reutilizada e encaminhada às usinas de reciclagem. Assim não há tanto desperdício e nem a contaminação do meio ambiente com substratos nocivos.

3. Invista em novas tecnologias

O gerenciamento correto do canteiro e das etapas de uma edificação pode ser otimizado com o auxílio de softwares. Eles contribuem de maneira a economizar energia e recursos, já que tudo pode ser feito da maneira mais eficiente, automatizada e produtiva possível, sem desperdícios e retrabalhos. 

Atualmente, há diversas ferramentas para smartphones e tablets que auxiliam na elaboração de projetos. Tornando mais fácil e assertivo o cálculo da quantidade de materiais necessários, o tempo de construção, o controle dos insumos, entre outros fatores importantes.

A adoção de um sistema inteligente de gestão também reduz o volume de papéis impressos. Até porque dados importantes, que antes eram registrados somente com papel e caneta, agora podem ser obtidos digitalmente. Seja em vistorias de rotina, checklists de qualidade ou em diversos outros documentos do imóvel.

4. Certifique a construtora 

As empresas que aderem a um padrão de excelência capaz de atestar a máxima qualidade de suas atividades, podem se submeter a diferentes tipos de certificação, que avaliam o seu desempenho com base em normas específicas para cada setor.

Essas documentações ajudam a atrair os clientes que, cada vez mais, desejam adquirir projetos que sejam ecológicos e ecoeficientes. Sem deixar de lado a qualidade.

No que se refere às construtoras, destacamos a certificação LEED da Greenbuilding Council Institute, que é reconhecida internacionalmente e exige requisitos de sustentabilidade na construção civil. 

Estes são avaliados perante:

  • Implantação Sustentável;
  • Eficiência Hídrica;
  • Energia e Atmosfera;
  • Materiais e Recursos;
  • Conforto Ambiental;
  • Inovação e Projeto;
  • Crédito Regional.

A norma de desempenho NBR 15575 também merece uma menção especial, pois é cada vez mais relevante no mercado construtivo nacional e diz respeito aos pontos fundamentais de uma obra. 

Tais como as características geomorfológicas do lugar, as condições de agressividade ao ambiente, a necessidade de interações com propriedades próximas para a diminuição de impactos, o controle de detritos, o uso de recursos, entre outros.

5. Evite o consumo excessivo de energia

Diminuir o consumo de energia é indispensável para a redução de danos à natureza. Sendo assim, ainda na fase de planejamento, é fundamental considerar as práticas simples para a sustentabilidade na construção civil, como o uso de artifícios para iluminação e ventilação naturais.

E também, outros cuidados básicos que garantam a eficiência desse tipo de medida, como adoção de insumos que demandam menos energia na produção e até lâmpadas que gastam menos energia elétrica.

É possível ir além nesse sentido, adotando formas próprias no que se refere a preservação dos ecossistemas. Tais como painéis solares a fim de esquentar a água, cisternas para a captação da chuva e até pequenos geradores eólicos para finalidades específicas.

Tecnologias sustentáveis mais usadas na construção civil

A cada dia surgem novas soluções e tecnologias sustentáveis que podem ser implementadas nas obras. Cada uma delas tem seus diferenciais e suas vantagens. Por isso, confira abaixo algumas das principais que vêm sendo utilizadas no Brasil:

1. Telhado Verde

O telhado verde é uma estratégia de sustentabilidade na construção civil que vem ganhando espaço em obras residenciais e até comerciais. Ele consiste em substituir as telhas convencionais por uma cobertura de plantas. Isso ajuda a melhorar o conforto térmico e acústico na edificação e também a captar e filtrar as águas pluviais.

2. Iluminação natural

Uma solução simples, mas que gera grandes resultados, é utilizar ao máximo a luz natural nas moradias. Para isso, é possível utilizar claraboias e outras aberturas que permitam que o sol entre no ambiente por diversos ângulos. Assim, se reduz o gasto com iluminação artificial.

3. Pré-moldados

Os pré-moldados já não são novidade nos canteiros, mas eles vêm sendo utilizados em muito mais partes das estruturas. Hoje já existem propriedades desenvolvidas totalmente dessa forma. Isso não só agiliza a construção, mas reduz os desperdícios, os resíduos e gera menos problemas na qualidade.

4. Energia limpa

Outra solução de sustentabilidade na construção civil é utilizar energia limpa nas construções. Isso é possível instalando, por exemplo, painéis fotovoltaicos nas instalações provisórias do canteiro. Assim, utiliza-se a energia solar para realizar alguns serviços, reduzindo a necessidade de utilizar energia da rede.

5. Captação de água da chuva

Uma tecnologia que também pode ser adotada nos projetos e no próprio canteiro é a captação de água da chuva. A água é utilizada para fazer limpezas durante a obra ou até em alguns serviços construtivos, como na cura do concreto. Isso permite economia e traz um diferencial competitivo para a empresa.

A sustentabilidade na construção civil como meta

Uma construção consciente, além de evitar todos os prejuízos que uma edificação normal traria ao meio ambiente, pode diminuir o custo final do projeto e até o seu tempo de conclusão. Mas para isso, a sustentabilidade na construção civil precisa virar um ideal das empresas, sendo aplicada desde a elaboração até o pós-obra.

Conhecer as principais maneiras com que uma empresa pode respeitar a natureza e o meio onde vive não se trata meramente de um diferencial competitivo, mas sim de uma exigência cada vez maior para todas as organizações do ramo. 

Construir de maneira ecológica é ainda um meio de oferecer melhor qualidade de vida para as pessoas que utilizarão as edificações. Já que boa parte delas se preocupa com a natureza. Saber que sua edificação foi construída e pensada para preservar o ecossistema trará uma maior satisfação destes clientes.

É fato que esse tipo de cuidado não é mais restrito às obras de grande orçamento, e que já está presente nas mais diversas construções, sejam edifícios, casas, centros comerciais ou até espaços públicos sustentáveis para as cidades.

Agora você já sabe que este assunto é uma tendência importante e que pode trazer diversas vantagens. Para conhecer mais práticas que sua construtora pode adotar, leia nosso ebook.

Gostou das nossas dicas? Deseja conhecer mais sobre a sustentabilidade na construção civil? Então, não perca os próximos textos do blog.

10 Comentários


  1. Esses ensinos tem mim dado desenvolvimento amplo ,e mim conscientizado sobre o meio ambiente .

    Responder


  2. Sou estagiária em TTI e apreciei muito este artigo! Parabéns!

    Responder

  3. Por favor, por motivos de fontes para trabalho, quem exatamente escreveu esse artigo? Obrigado, foi muito bom!!!

    Responder

    1. Olá Henrique, agradecemos pelo contato. O texto é oferecido em nome da equipe do Mobuss Construção. Peço que verifique com o seu orientador a melhor forma de citação.

      Responder

  4. Preciso saber o nome de quem publicou o artigo e a data, é para referenciar no meu TCC, desde já agradeço.

    Responder

    1. Maria, agradecemos pelo contato e interesse em nosso artigo.
      A data é 19/08 e é oferecido em nome da equipe da Teclógica, acredito que seria interessante verificar com o seu orientador a melhor forma de citação. Abraço.

      Responder

  5. Oi preciso saber o nome de quem escreveu esse documentário e quem publicou preciso para um trabalho, agradeço desde ja

    Responder

    1. Olá Thiago, agradecemos pelo contato. O texto é oferecido em nome da equipe do Mobuss Construção.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção