Controle de Vistoria e Entrega nas obras

Para que uma obra seja entregue no prazo estipulado, é necessário que não ocorram atrasos durante as etapas da sua execução. Nesse sentido, a tecnologia tem sido uma grande aliada da indústria, principalmente na vistoria e entrega. Através do desenvolvimento tecnológico específico para esse setor, é possível otimizar, reduzir os gastos de uma obra e seu tempo de duração.

Para que isso aconteça, é necessário fazer vistoria e entrega de cada etapa no tempo certo, sem gerar gastos adicionais ao contratante. Porém, como realizar uma inspeção eficiente e controlar todas as etapas do canteiro? A seguir, veja alguns passos para acompanhar o desenvolvimento de cada atividade.

Realizando uma vistoria eficiente
Detalhes são muito importantes e, por isso, é necessário prestar muita atenção a eles no momento de fazer vistoria e aprovar cada processo. Desde a geração de formulários até acabamentos visuais.

O gestor da construção deve ter total controle de todas as etapas na obra. Ao final dela, é preciso finalizar e revisar os últimos detalhes visuais, realizar inspeções, elaborar e preencher formulários e programar a vistoria com o cliente.

Hoje, construtoras têm acesso a ótimas ferramentas que auxiliam nos processo de controle e gerenciamento de diversas etapas. Com elas, torna-se possível agendar inspeções, reinspeções e vistorias, aplicar formulários com a possibilidade de abrir e controlar as não conformidades, visualizar a agenda de compromissos e acompanhamento da fase de entregas das áreas da obra.

No final de uma vistoria, o gestor poderá verificar os dados por meio de gráficos gerados pelas ferramentas. Assim, é possível garantir o cumprimento de todos os prazos, reduzir gastos e promover a imagem da construtora perante o mercado da construção civil.

O processo de controle
Além de uma mão de obra que tenha responsabilidade sobre as tarefas que precisam ser desempenhadas e com ampla experiência na área que atua, é recomendável que o gestor acompanhe a obra em tempo real. Apesar dessa tarefa ser difícil, ela é indispensável para que o responsável tome decisões com maior clareza e rapidez. Assim, as tarefas de redução de custos e riscos de improdutividade tornam-se mais simples.

Com o auxílio de relatórios e dados atualizados da obra, a construtora pode identificar as não conformidades que devem ser tratadas antes de sua entrega ao cliente e encaminhá-las aos gestores da obra para que sejam corrigidas rapidamente.

Dessa forma, haverá uma redução do número de chamadas de assistência técnica, maior satisfação do cliente quanto à qualidade do produto e redução nas solicitações de visitas do cliente à obra.

Além disso, os relatórios da entrega da unidade, o espelho da obra e as planilhas de análise poderão ser disponibilizadas para o cliente, para que ele possa acompanhar mensalmente a evolução da construção e os acabamentos utilizados nela.

A análise do planejamento
Outra atividade que deve ser realizada no momento da vistoria é a análise de tudo aquilo que foi planejado e que realmente foi executado durante cada etapa. Esse controle pode ser feito por meio do gerenciamento da área de segurança de equipamentos e perdas.

Desse modo, é possível identificar se os atrasos ocorridos são resultados de quebra de equipamentos, interferência de fenômenos da natureza, folgas concedidas aos trabalhadores, faltas ou horas trabalhadas da mão de obra.

Conclusão
Para garantir a conclusão de uma obra, é essencial saber o que está acontecendo no canteiro de obras em tempo real, analisando e controlando o que pode ser feito. Por isso, o processo de uma vistoria eficiente em todas as etapas da construção é imprescindível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção