5 obras incríveis ao redor do mundo para você se inspirar

Muitas obras incríveis se destacam na área da construção, trazendo características que inspiram grandes avanços e ditam novos rumos para o segmento como um todo. A fim de pensar diferente enquanto empreendedor, é necessário sair do comum e colher novas referências.

Sabendo disso, reunimos aqui alguns exemplos de construções inovadoras e peculiares, as quais farão você repensar as suas linhas de raciocínio na hora de conceber um projeto.  Junto à estes aspectos, destacamos também alguns projetos que focam na sustentabilidade como ponto de partida para a inovação. Confira!

5 obras incríveis para você ter como referência

1. Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã, construído na cidade do Rio de Janeiro, é uma obra finalizada no ano de 2016 e premiada com MIPIM Awards de 2017. Além da sua arquitetura de tirar o fôlego, feita majoritariamente em aço, o que mais destaca a edificação é sua sustentabilidade, que fez do museu o primeiro no país a conquistar a certificação LEED Gold da Greenbuilding.

A construção é responsável por uma economia de 9,6 milhões de litros de água e eficiência energética própria de 2.400 megawatts. Ela tem canalização de água da Baía da Guanabara para o abastecimento do sistema de ar-condicionado, reaproveitamento completo da chuva e painéis solares, que se movem de acordo com a posição da luz.

Muitos acreditam que o grande desafio de sua construção foi a parte externa de metal, que conta com 20 metros de altura e 340 metros de comprimento. Mas o concreto por baixo é capaz de chamar ainda mais a atenção, sustentando o projeto com 190 metros de estrutura sem sequer uma parede reta!

5 obras incríveis ao redor do mundo para você se inspirar

2. Grillagh Water House

Considerada uma solução relativamente popular, as casas ou os escritórios feitos com containers são tendências que agregam durabilidade, praticidade e que ainda dão margem para belos projetos.

A Grillagh Water House, por exemplo, foi projetada com o intuito de transformar um orçamento enxuto em uma residência sofisticada, de baixo impacto ambiental e com visual extremamente contemporâneo.  

A casa foi feita com dois volumes compostos por dois containers cada, que são sobrepostos para criar blocos distintos. Ela foi praticamente toda construída dentro de um galpão e transportada por caminhões para a linda floresta de Drumlamph, na Irlanda do Norte!

Por meio das competências da engenharia e da arquitetura, é possível transformar caixas de metal em obras incríveis, seguras e com custo reduzido quando comparadas às estruturas de cimento convencional.

5 obras incríveis ao redor do mundo para você se inspirar

3. Ponte Rio-Niterói

Por mais que o conceito de cidades inteligentes ainda seja embrionário no Brasil, muitas obras podem servir como exemplo da relevância nacional em soluções urbanas. A Ponte Rio Niterói demonstra bem esta realidade: trata-se da 6ª maior ponte de concreto protendido do mundo e a maior de todo o Hemisfério Sul!

Para fazer com que os 9km de ponte atravessassem o mar, os engenheiros responsáveis tiveram que executar uma perfuração subterrânea até o encontro de um terreno rochoso, o qual fosse capaz de receber o peso de toda a estrutura. Entre os fatos que mais chamam a atenção nesse projeto está o vão em viga reta de 300m, que é o maior do mundo, e os mais de 2.150 km de cabos.

5 obras incríveis ao redor do mundo para você se inspirar

4. Casa Pet de Ed Mauro

O uso de garrafas plásticas não é novidade quando o assunto é a sustentabilidade. O que muitos não sabem é que elas também podem ser utilizadas para criar obras incríveis. Se trata de um material abundante e que, infelizmente, também é muito desperdiçado – seja em relação à sua reciclagem ou à reutilização para outros propósitos.

Por mais que esse tipo de solução esteja se tornando cada vez mais popular ao redor do mundo, um dos casos célebres é o do brasileiro Ed Mauro Aparecido Morbidelli, que utilizou quase 11 mil garrafas para construir sua casa e ganhou destaque nos noticiários brasileiros como exemplo de criatividade e sustentabilidade.

A residência, que possui 100 m², teve as suas paredes fabricadas por meio de uma mistura entre as garrafas, terra e cimento.

Por mais que o plástico apresente maiores dificuldades no assentamento, seus benefícios fazem a construção valer a pena. Ele facilita realizar instalações na parede, que podem ser simplesmente encaixadas e fixadas. Além do excelente desempenho térmico, que mantém o local fresco em dias quentes e armazena calor em tempos frios.

É com o avanço do conhecimento que as garrafas pet estão começando a integrar projetos de construção de forma concisa e eficiente. Elas estão criando uma possível tendência na promoção de políticas habitacionais, além de livrar o meio ambiente do acúmulo de lixo.

obras-incriveis_ponte-rio-niteroi

5. Burj Khalifa

Para finalizar a lista, nada melhor do que o maior prédio do mundo, o Burj Khalifa, que está localizado na cidade de Dubai. Ele possui uma torre de 163 andares, a qual correspondem a 828 metros de altura.

As inovações estruturais estão presentes no conceito de “pirâmide” da edificação, a qual é sustentada a partir de um núcleo maior e “cresce” em menores ramificações. Além, é claro, da tecnologia para lidar com o vento, em que os andares são estruturados em três pontas para os lados.

Graças ao trabalho conjunto de uma equipe internacional de engenheiros, hoje, o prédio é sinônimo do que há de mais moderno no mundo! Para você ter uma noção, com todo o aço empregado em sua construção, seria possível construir uma ponte dos Estados Unidos ao Oriente Médio – distância que representa um quarto de todo o planeta Terra!  

obras-incriveis_ponte-rio-niteroi

Inspire-se e crie as suas próprias obras incríveis

Seja para adotar novas ideias ou reforçar as que já praticamos, todo profissional precisa se confrontar com conceitos inovadores para a sua evolução. Por mais que todos os casos citados sejam exemplos que podem servir como inspiração, lembre-se que de nada adianta conceber projetos para obras incríveis sem atenção especial às pessoas, à natureza e ao conjunto social que nos cerca.

Junto à estes aspectos, tenha como foco a otimização de recursos, obtenha as principais certificações ambientais, conscientize o time e, claro, promova sempre o gerenciamento correto de resíduos na construção civil.

Que outras possibilidades chamam a sua atenção no ramo da construção? Compartilhe as suas ideias e referências em nossos comentários e contribua você também para a nossa discussão!

2 Comentários


  1. Gostei muito do artigo: 5 obras incríveis ao redor do mundo para você se inspirar

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção