Como implementar soluções na gestão de canteiros


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre soluções na gestão de canteiros em áudio!

No ramo da construção civil, ainda há algumas dúvidas quando o assunto é a escolha de novas soluções na gestão de canteiros. Porém, apostar nessas ferramentas inovadoras de gerenciamento de obras deve fazer parte de uma estrutura bem sucedida. Assim, é possível aumentar a produtividade, qualidade e segurança dos projetos.

Nesse contexto, a coordenação dos processos também é fundamental para evitar atrasos, desperdícios, retrabalhos e até mesmo acidentes no espaço de trabalho. Isso permite uma visão ampla da edificação. Dessa forma, é possível controlar todos os recursos, como insumos, equipamentos e maquinário.

Quer saber como conquistar todos esses fatores positivos? A seguir, veja algumas dicas que podem ajudar na implementação de diferentes soluções para a administração da sua construtora e entenda mais sobre a gestão de obras.

4 passos para implementar soluções na gestão de canteiros

Para automatizar os processos, melhorar os registros, as análises de dados, a comunicação interna e a produtividade, as empresas podem contar com o auxílio de tecnologias como soluções na gestão de canteiros. 

Com elas, é possível ganhar tempo e diminuir desperdícios, evitando gastos desnecessários e respeitando os prazos acordados. Também é possível ter muito mais controle das etapas. Assim, a companhia pode melhorar o ambiente do canteiro, a sua produtividade e organização

Mas no início, implementar novas tecnologias pode parecer uma tarefa desafiante para qualquer gestor. Por esse motivo, separamos 4 dicas para te ajudar na hora de adquirir soluções, confira:

Saiba qual é o objetivo da solução

Para medir o sucesso de uma nova ferramenta de gestão, você precisa ter uma visão clara sobre o seu objetivo. Ou seja, as motivações que o levaram a implementar o novo sistema e o que você espera que ele faça por você. Compreendendo suas necessidades e definindo metas com antecedência, será mais fácil mensurar o retorno.

Faça uma limpeza na sua base de dados

Antes de migrar para uma plataforma, verifique seu banco de dados e faça uma limpeza, excluindo fornecedores que estejam duplicados, eliminando informações que já não são úteis, analisando possíveis contas a receber e pagar que estejam em aberto. Dessa forma, você migra para o novo sistema com uma fonte de registros atualizada.

Faça a implementação em fases

Todos os seus projetos de construção são realizados em etapas. Com a implementação de um software, isso será feito da mesma forma. Realize o planejamento em fases, para permitir que a sua equipe se sinta mais confortável com as novidades. Deixe que ela se habitue às funções mais básicas antes de partir para as mais complexas.

Melhore também os procedimentos entre a equipe

Assim como as soluções surgem para facilitar o projeto, a equipe também precisa se aperfeiçoar. Portanto, essa é a hora perfeita para analisar os métodos utilizados e trazer melhorias para os procedimentos na gestão. É importante focar no treinamento, afinal, uma equipe bem preparada consegue lidar com os principais imprevistos.

Mas afinal, o que é gestão do canteiro?

A gestão de obras é a área responsável por controlar todos os recursos durante uma construção. O objetivo é garantir que os resultados estabelecidos no planejamento inicial sejam atingidos. Ou seja, a administração busca criar estratégias e tomar decisões para que os padrões de qualidade, o cronograma e o orçamento sejam respeitados.

Essa etapa requer a participação de engenheiros e dos responsáveis para acompanhar todas as frentes de serviço. Assim, é possível garantir que as equipes estejam executando as tarefas conforme o que foi acordado com o cliente, normas e orientações técnicas. 

Para que tudo isso seja alcançado, os ramos de coordenação se dividem em outras subtarefas para o controle mais assertivo. Entre elas: 

  • Gestão de insumos; 
  • Controle de Qualidade;
  • Atualização de registros;
  • Segurança do canteiro, etc.

Qual a importância da gestão de canteiro de obras?

Implementar soluções na gestão de canteiros de obras é crucial para garantir que o planejamento seja bem sucedido. Quando isso acontece, tanto a empresa, quanto os profissionais e o cliente final ganham diversos benefícios. 

Confira abaixo as 4 principais vantagens da otimização dessa etapa.

1. Redução de custos

Ao acompanhar os serviços, é possível agir com antecedência e evitar erros e retrabalhos. Além disso, a coordenação fornece, a longo prazo, informações para tomadas de decisões que otimizam a execução do projeto, reduzindo custos e aumentando o lucro da construtora.

2. Sustentabilidade

A gestão do canteiro de obras traz maior eficiência na utilização dos insumos e melhora os processos construtivos. Desse modo, a execução fica mais sustentável, com menor desperdício de recursos e menos uso de energia.

3. Cumprimento de prazos

O controle da execução e a intervenção para mitigar os problemas gera mais produtividade e evita gargalos. Assim, é possível garantir que os serviços vão respeitar os prazos e ficar dentro do cronograma acordado com o cliente. 

4. Maior produtividade

Com a otimização gerada pelo controle na gestão de obras, a execução das etapas se torna mais produtiva. Além disso, a padronização faz com que os profissionais saibam exatamente como e quando fazer suas atividades.

Como melhorar a gestão de canteiros?

Como vimos, a implementação do gerenciamento nas obras pode trazer diversos benefícios. E com o uso de soluções, é possível otimizar ainda mais nessa etapa.

No entanto, isso só se torna possível quando essa etapa é realizada de maneira eficiente. Por isso, veja abaixo 3 dicas para melhorar as soluções na gestão de canteiros

Faça um planejamento prévio

A administração eficiente dos projetos se inicia já na etapa de planejamento, permitindo tomar decisões prévias. 

Algumas questões já devem ser definidas aqui, como o layout do canteiro de obras, a definição dos profissionais responsáveis pela fiscalização e acompanhamento dos serviços, os controles de acessos e estratégias para contornar eventuais problemas.

A estrutura precisa ser clara e objetiva, apontando por onde a edificação vai começar e terminar. Assim, a realização das atividades segue uma linha bem definida e a chance de retrabalhos diminui.

Verifique o layout do canteiro

Uma das tarefas cruciais na gestão de obras, como falamos acima, é a definição do layout do canteiro. 

A localização de cada frente construtiva e dos locais como o depósito e a entrada de caminhões afeta diretamente o ritmo de trabalho e, consequentemente, o andamento do projeto. 

Nessa etapa, os profissionais devem criar um mapa com a posição dos equipamentos, salas, entradas, circulação e demais locais necessários para a execução do trabalho. O layout deve permitir um acesso rápido à entrada de recursos, com o menor deslocamento possível das frentes construtivas até os depósitos. 

A gestão de obras é uma etapa crucial para que o resultado final de uma construção esteja conforme o planejado. Ela garante que o cronograma, o orçamento e a qualidade da obra sejam respeitados. Assim, a construtora adquire maior satisfação dos clientes, ao passo que melhora sua rentabilidade e produtividade nos serviços.

Contar com ferramentas especializadas nessa etapa é o que permite que um projeto siga em frente e tenha sucesso. A tecnologia traz mais eficiência para o canteiro, automatizando processos, centralizando as informações e trazendo funcionalidades que otimizam a realização das tarefas durante a gestão.

O Mobuss Construção é a plataforma de soluções para canteiro de obras mais completa. Ele possui 11 módulos integrados e especializados para as diferentes frentes do ramo. O objetivo principal é simplificar a coleta, o registro e o acesso de dados em tempo real. Para saber mais, conheça as soluções que o Mobuss Construção oferece para a sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção