9 dicas de construção civil para você vencer os desafios!


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre dicas de construção civil em áudio!

Antes de qualquer problema vir à tona, muitos alertas são emitidos, e é preciso estar atento a eles para a prevenção de maiores gargalos. Por isso, estar preparado e atualizado sobre as dicas de construção civil é uma das formas mais eficientes para garantir a melhoria contínua na qualidade dos serviços na área e estar à frente da concorrência.

Como você já deve saber, no canteiro de obras há dezenas de atividades acontecendo ao mesmo tempo. Por esse motivo, muitos profissionais encontram dificuldades em manter um controle efetivo

Para facilitar a gestão, é importante  organizar o fluxo de trabalho e acompanhar as inovações tecnológicas que existem para otimizar as demandas.

O ramo possui muitas variáveis e imprevistos que podem acontecer durante as etapas de edificação. Pensando nos desafios que podem surgir na hora de fazer a administração de um projeto, separamos algumas dicas de construção civil para te ajudar! 

Dicas de construção civil: como resolver os problemas

A execução de obras apresenta uma série de adversidades ao longo de seus processos. Elas vão desde atrasos até contratempos na qualidade e segurança. No entanto, é possível superar esses obstáculos com as estratégias adequadas. Por isso, é importante você conhecer algumas dicas de construção civil. Esses passos podem te ajudar a:

  • Identificar e prevenir problemas;
  • Melhorar a eficiência do fluxo operacional;
  • Priorizar a qualidade dos projetos

Além de garantir que a edificação seja concluída dentro do prazo e orçamento estabelecidos com o cliente. Veja a seguir nossos 9 pontos para se estar atento:

1. Dificuldade em alcançar os objetivos

É comum que os gestores se deparem com situações em que a equipe tem dificuldade em atingir as metas estipuladas. Esse problema pode causar a queda da produtividade e os atrasos. Além disso, muitas vezes surgem imprevistos e desafios que afetam o cronograma e orçamento, bem como a qualidade do projeto.

Uma das dicas de construção civil para garantir que o que foi traçado seja alcançado, é contar com um planejamento eficiente. Isso inclui definir objetivos claros e realistas e estabelecer datas viáveis para entrega. Além de identificar os recursos necessários e coordenar adequadamente todos eles.

É importante também que haja uma comunicação clara e eficiente entre todas as  equipes envolvidas. Também é preciso monitorar constantemente o progresso e fazer ajustes quando necessário. Com uma gestão adequada, é possível minimizar riscos e alcançar os objetivos estabelecidos.

2. Falta de organização de documentos

A falta de organização na hora de fazer registros ou acompanhar diferentes informações pode gerar gargalos ao gestor. A documentação é essencial para garantir a conformidade com as normas e regulamentações, bem como para proteger legalmente a empresa. Sem um controle eficiente, a obra pode sofrer atrasos e penalidades.

Para resolver esse problema, mais uma das dicas de construção civil é estabelecer um sistema de gerenciamento de registros. Isso inclui a identificação dos arquivos necessários para a edificação e a definição de quem é responsável por cada um. Além de implementar um armazenamento e rastreamento de documentos. 

A utilização de softwares especializados em gerenciamento de documentos auxilia a automatizar o processo e torná-lo mais eficiente. Além disso, é preciso que haja um compromisso por parte da equipe em manter os registros atualizados ao longo do projeto. 

Treinamentos e orientações sobre a importância de ter organização ao desenvolver os relatórios também podem ajudar a conscientizar a equipe e evitar problemas futuros.

3. Projetos engessados

Projetos engessados podem se tornar um grande problema no canteiro. Eles impedem a equipe de tomar decisões e reagir a mudanças e imprevistos durante a execução da obra. Isso gera atrasos, aumento de custos e até mesmo falhas na entrega.

Uma maneira de resolver esse gargalo é adotar uma abordagem flexível e constante busca por inovações. Assim, dando mais liberdade para a equipe resolver os problemas e se adaptar às mudanças durante a execução da construção. Isso pode ser feito, por exemplo, através do uso de metodologias como Scrum ou Kanban. 

Além disso, é importante que a equipe tenha autonomia para tomar decisões e resolver problemas de forma independente. Isso pode incluir a definição de responsabilidades claras e a implementação de um sistema de comunicação eficiente. 

Por fim, a coordenação deve estar aberta a receber feedbacks da equipe de trabalho e a fazer ajustes no ambiente. Ao adotar essa estratégia e envolver todos os colaboradores na tomada de decisões, pode-se evitar problemas e garantir a entrega do projeto dentro do que foi estipulado.

4. Irregularidades

As irregularidades levam a atrasos, retrabalhos, desperdício de materiais e aumento de custos. Além disso, elas comprometem a qualidade e a segurança da construção. Para resolver esse problema, é necessário adotar medidas preventivas e corretivas durante todas as etapas do projeto, desde o planejamento até a entrega. 

Isso inclui contratar profissionais qualificados e experientes para a execução dos serviços. É importante também fazer o acompanhamento e fiscalização constante da execução no canteiro de obras.

Além disso, é fundamental utilizar materiais de qualidade comprovada e realizar testes e ensaios de controle de qualidade.

5. Aumento de custos

O aumento inesperado dos custos pode comprometer o orçamento planejado, impactar o cronograma de execução e até mesmo inviabilizar a conclusão do empreendimento. Isso também gera conflitos entre os envolvidos no projeto, como contratantes, contratados, fornecedores e clientes.

Para evitar esse gargalo, é importante adotar medidas preventivas e de gestão de riscos desde a fase de planejamento. Deve-se estabelecer um orçamento realista e factível, considerando os preços dos materiais, mão de obra, equipamentos e serviços.

Outra medida essencial é adotar uma estratégia de aquisição de insumos e serviços que permita a negociação de custos e prazos com fornecedores, considerando as condições de mercado e as necessidades específicas da obra.

6. Análise de resultados

A falha na análise rápida e eficiente dos resultados pode comprometer seriamente uma obra. Isso ocorre porque ela é fundamental para o gerenciamento do projeto, permitindo que os líderes do negócio tomem decisões assertivas e corretivas em tempo hábil.

Para resolver esse problema, vale adotar ações preventivas e de gestão de risco. Uma delas é estabelecer indicadores de desempenho que permitam acompanhar a evolução da construção e identificar possíveis problemas o quanto antes. Esses índices devem ser claros, objetivos e mensuráveis.

Outra ponto é estabelecer um sistema de monitoramento contínuo, que permita a coleta, análise e interpretação de dados em tempo real. Softwares de gestão de obras em aplicativos móveis, que facilitam a coleta e a análise de dados em campo, são perfeitos para esse caso.

7. Falha na percepção de problemas

Demorar para identificar problemas construtivos traz consequências negativas para um projeto. Isso porque problemas não resolvidos podem se acumular e agravar, o que gera atrasos, aumento de custos e, em alguns casos, risco de segurança para os trabalhadores.

Uma das medidas para evitar esse gargalo é estabelecer um sistema de inspeção e controle de qualidade. Essa fiscalização deve ser realizada regularmente, de acordo com um plano pré-estabelecido. Ela deve incluir verificações das condições dos materiais, equipamentos e instalações.

8. Tempo prolongado nos processos

Demorar um tempo excessivo nos processos e serviços pode levar a atrasos na conclusão do empreendimento, aumento de custos e perda de eficiência na utilização dos recursos disponíveis. 

Por isso, é necessário estabelecer um cronograma realista e bem elaborado, que considere todas as etapas e permita o acompanhamento do andamento do projeto.

9. Dica extra

A última das dicas de construção civil é adotar ferramentas tecnológicas, como softwares que possam auxiliar na otimização dos processos e serviços. Essas soluções permitem a comunicação e o compartilhamento de informações em tempo real. Bem como a análise de registros para identificar gargalos e oportunidades de melhoria.

Importância do planejamento e gestão de obras

Todas as dicas de construção civil apresentadas até agora incluem, em algum momento, a necessidade de implementar um bom planejamento e gestão de obras. Ao criar etapas bem estruturadas, se permite a identificação e a análise de riscos, a previsão de custos e prazos, e a elaboração de prazos assertivos. 

Já uma administração eficaz permite a coordenação e o controle do canteiro. Com ela, é possível otimizar os recursos disponíveis, garantir o cumprimento do cronograma e da qualidade e a minimização de riscos. 

E a tecnologia é uma grande aliada na otimização desse processo. Ela permite a coleta e análise de dados em tempo real, além de facilitar o diálogo e coordenação entre os departamentos envolvidos. Softwares trazem mobilidade e aumentam a produtividade nos registros e acesso às informações, além de automatizar processos. 

O Mobuss Construção é uma ferramenta de mobilidade que proporciona o gerenciamento de obras de qualquer lugar e a qualquer hora. Ele simplifica a coleta, o registro e o acesso de informações em tempo real. Além disso, ela possui módulos integrados e especializados em diferentes frentes de trabalho.

Gostou das dicas de construção civil que trouxemos? Acesse nossa página e saiba tudo sobre construção civil!

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção