Otimização do processo de vistoria e entrega: veja como o Mobuss Construção pode auxiliar a sua construtora

O desenvolvimento e conclusão da construção dos empreendimentos demandam não só investimento em equipes e insumos, mas também a preocupação com a qualidade do trabalho. Nesse contexto, um dos desafios enfrentados pelas construtoras é a garantia de que a finalização de uma obra, que culmina no processo de vistoria e entrega das chaves, ocorra dentro dos prazos estabelecidos e com a menor incidência de inconformidades possível.

A solução Mobuss Construção conta com um módulo específico para o controle dessa etapa de finalização em que há o contato mais efetivo com o cliente. Integrado com os demais módulos do sistema, ele traz uma série de vantagens para construtoras que buscam mais qualidade, agilidade, redução de custos e confiabilidade nestes processos. Confira:

Histórico completo do empreendimento

Um dos diferenciais que o Mobuss Construção oferece é a integração de todas as informações registradas. O processo de vistoria inicia ainda na fase de construção do empreendimento, dentro da área de qualidade. Nesta etapa os profissionais já podem compilar qualquer não conformidade que ocorra no projeto, atualizando seus status conforme sofrerem alteração.

A principal vantagem dessa possibilidade é que, além de possuir dados confiáveis e consolidados com fácil acesso, cada obra conta com um amplo histórico. Estes dados agregam maior confiabilidade à empresa e dão aos clientes transparência em relação ao produto que está adquirindo. O módulo, inclusive, recebe o histórico completo do empreendimento no momento da entrega das chaves.

Correção de não conformidades

Com os registros realizados desde a construção até após as inspeções, a construtora pode realizar de forma mais rápida e eficaz as correções necessárias. Ao contrário de anotações apenas em papel, que podem se perder, o sistema permite a definição de prazos para resolução de qualquer alteração encontrada.

Mais proximidade com o cliente e facilidade nos registros

Após  finalizada a obra, é hora de chamar o cliente para verificar se a aquisição que ele fez está dentro do esperado – e o Mobuss Construção é um importante aliado durante esta etapa de vistoria. A primeira vantagem do sistema nesta é a oportunidade de coleta de evidências ricas, como fotos, e o registro de qualquer não conformidade durante a visita, em tempo real. No fim da inspeção, o cliente assina o documento no próprio dispositivo móvel, agilizando a formalização do processo. O formulário para verificação de itens também pode ser parametrizado de acordo com o perfil da construtora.

Outra questão que traz agilidade para a vistoria é a facilidade no agendamento com o cliente. Ele pode ocorrer em lote, conforme definição de horário e intervalo entre entregas, ou ser personalizado, no caso de obras de alto padrão, por exemplo. Caso haja algum imprevisto, a equipe tem a opção de alterar de forma rápida e segura, agendando novo horário.

No caso da Embraed, todo  o processo controlado através do Mobuss trouxe mais confiabilidade para o cliente e melhoria nos processos internos. A construtora de alto padrão atua no litoral catarinense há 30 anos e já tem mais de 3º prédios concluídos. Com o Mobuss Construção, mais de 50 apartamentos já foram entregues 100% revisados. Além do controle de todo o processo e rastreabilidade do histórico, a empresa avalia que o módulo de vistoria e entrega tem auxiliado na construção de um relacionamento de confiança com o cliente, que já percebe a agilidade nos processos e a confiabilidade dos registros.

Conclusão

Ao aprovar a vistoria final, o profissional da construtora já registra o fato dentro do Mobuss Construção, alterando rapidamente o status do empreendimento. A partir daí, basta agendar o momento da entrega das chaves, que também é formalizado pelo sistema. A data registrada é essencial, já que a partir dela passa a ser contada a garantia do apartamento – que pode ser controlada através do módulo de Assistência Técnica oferecido pela solução.

Além da eficácia e rapidez para registro, conferência ou alteração das informações relacionadas à vistoria e assistência técnica, esse módulo permite um fluxo completo de trabalho entre diferentes etapas da construção. Um histórico confiável, com opções que facilitam a rotina com o cliente, dados disponíveis com segurança e agilidade são essenciais para que a construtora ganhe não só em produtividade, mas em qualidade de seus serviços e processos.

E você, tem alguma experiência ou dúvida sobre a etapa de vistoria e entrega de uma obra?

Deixe seu comentário para nós! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção