5 razões para fazer do tablet o aliado nº1 dos seus projetos de construção!

A tecnologia tem modificado a realidade em diversos setores. No universo dos negócios, ela vem influenciando decisivamente a posição de mercado e os resultados, aumentando o seu potencial competitivo e reduzindo bastante os custos, em projetos de construção por exemplo.

Por ser um equipamento leve e portátil, ele pode ser levado para os canteiros de obras, permitindo uma gestão in loco. Deste modo, qualquer retrabalho com digitação de dados no escritório é eliminado.

Sua mobilidade permite gerenciar de qualquer outro lugar, a qualquer hora. Quer ver como? Continue sua leitura!

1. Melhora a comunicação entre todos os membros das equipes

Um dos fatores fundamentais para que o gerenciamento de obras tenha sucesso é a comunicação. Quando a comunicação é falha, não existe o fluxo de informações adequado. Fazendo uso de um tablet, seus projetos terão, certamente, um resultado bem diferente.

Afinal, se trata de um recurso digital que simplifica o processo de comunicação, estando apto a fornecer e receber informações de diferentes setores e colaboradores, permitindo o gerenciamento de forma integrada.

Assim, os atrasos na comunicação deixam de existir, já que a distância física não é mais um problema para a troca de informações. Se antes as informações circulavam somente no papel, agora o tablet possibilita entregar dados importantes com mais velocidade ao gestor.

2. Confere mobilidade à gestão

O tablet se destaca por sua mobilidade. Afinal, como possui pouco peso e dimensões apropriadas para a locomoção, não é preciso restringir seu uso somente ao escritório. Trata-se de um equipamento que pode ser levado tranquilamente para o canteiro de obras, a fim de agilizar consultas, registrar e transmitir informações.

A câmera integrada aos tablets ainda permite otimizar o processo de registro fotográfico, já que possibilita capturar imagens e armazená-las para evidenciar falhas do projeto de construção, reuniões de segurança ou a qualidade das atividades, por exemplo.

Também é possível oferecer assistência técnica ao cliente, conferindo todo o fluxo de uma solicitação ou reclamação até a resolução do caso. Assim, o gestor poderá acompanhar as solicitações, integrar o histórico dos clientes e das unidades e controlar os prazos de atendimento, com comunicação direta e seguindo os modelos de SAC.

3. Apresenta a segurança necessária para ir a campo

Aliada à sua portabilidade, o tablet apresenta robustez suficiente para se tornar um diferencial nos projetos de construção. Antes, utilizava-se formulários de papel e pranchetas (materiais sempre sujeitos a percas e rasuras), para efetuar os registros de campo que, depois, eram repassados para o computador.

Hoje, contudo, nada disso é preciso, pois os tablets desempenham a função com mais eficiência. Eles possuem recursos integrados e apresentam um controle de permissões para evitar que informações sejam acessadas indevidamente. Sem falar que dispensa o retrabalho do escritório, com a digitação de toda a informação antes coletada em campo e armazenada no papel.

4. Tem potencial para identificar e evitar problemas

Evitar e corrigir falhas é uma forma de conquistar melhores resultados nos projetos de construção. E o uso de tecnologia pode ajudar o gestor nesse sentido, pois apresenta o potencial para identificar e reduzir ineficiências em todas as etapas do ciclo do projeto.

Como o gestor acessa facilmente os dados do projeto via tablet ou via web do escritório, é possível acompanhar com maior precisão as informações e o andamento da obra. Assim,  os envolvidos podem visualizar e conferir documentos, registros e o que mais for pertinente às empreitadas que estiverem em andamento.

Isso possibilita análises com ampla agilidade, checando se determinado item está de acordo com o que fora projetado, além de evitar retrabalhos e garantir máxima eficiência dos recursos utilizados.

5. Mais sustentabilidade em seus projetos de construção

Por fim, outra boa razão para usar o tablet na construção civil diz respeito, sem dúvida, à sustentabilidade. As indústrias que atuam na área de construção demandam soluções tecnológicas ecologicamente corretas, que contribuam para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento de uma economia sustentável.

Trata-se, em outras palavras, de uma busca constante pelos melhores materiais e métodos de construção. E os tablets são capazes, justamente, de reduzir o uso do papel e melhorar a rentabilidade da empresa através da economia de custos.

Assim, como são ferramentas multifuncionais, de fácil uso, e conferem acesso às informações mais importantes para a execução das tarefas, os tablets permitem através da mobilidade eliminar ineficiências e otimizar procedimentos ao longo de todo o ciclo dos projetos de construção.

E você? Já usa essa tecnologia para executar seus projetos?  Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção