Terceirização na construção civil: como melhorar esta gestão

A terceirização na construção civil continua sendo um importante fator de competitividade para as construtoras no Brasil, diante do cenário econômico que trouxe desaceleração do setor e, consequentemente, maior oferta de mão de obra. Ela é uma iniciativa para enfrentar condições adversas e melhorar a execução das atividades a um custo muitas vezes menor. Contratando outras empresas para as tarefas intermediárias, consegue-se obter uma série de vantagens.

Neste contexto, a gestão de terceiros tem ajudado o setor a manter uma estrutura própria, com controle apurado dos custos. Diante das incertezas provocadas pela crise, permite um foco maior da construtora na busca de estratégias para investir no que trará resultados para a empresa.

O cenário favorável para a terceirização no setor da construção, contudo, não minimiza a necessidade de um controle efetivo de seus fornecedores. Pelo contrário, como o sucesso das atividades contratadas depende de outras pessoas, é fundamental realizar uma gestão de terceiros proativa, regrando a contratação das atividades e acompanhando ativamente o cumprimento dos acordos firmados.

Além dos aspectos objetivos de contratação (escopo, prazo, custo e qualidade), é importante ter um cuidado especial com os aspectos legais e regulatórios da terceirização, dado que a contratante possui responsabilidade solidária e/ou subsidiária sobre o contratado.

E quando nós voltamos para a realidade do setor, constatamos que o esforço de controle e acompanhamento de terceiros em obras pode ser muito maior, considerando  a distância física e a descentralização das atividades, além disso, a precariedade tecnológica das obras e a sazonalidade do efetivo de colaboradores causam barreiras e problemas que dificultam a gestão de terceiros.

Para melhorar a gestão de terceiros da sua obra, separamos algumas dicas valiosas. Confira a seguir!

Terceirização na construção civil – Contratação eficaz

Tudo deve iniciar com a seleção de bons fornecedores, que atendam critérios básicos de habilitação (CNDs, por exemplo) e também sejam avaliados periodicamente durante a execução dos contratos quanto a qualidade, capacidade e produtividade.

Outro aspecto importante é a clareza dos termos do contrato com o contratado, abordando questões objetivas, normativas e legais que amparem a execução dentro dos parâmetros do mercado. Desta maneira, são dadas as condições iniciais de sucesso para uma prestação de serviço dentro das expectativas da construtora.

Terceirização na construção civil – Processos maduros de segurança do trabalho

A construtora deve primar por implementar processos que atendam as leis e normas sem prejudicar a produtividade e os resultados da empresa. E essa equação não é tão simples de ser resolvida, mas é necessária. Desta forma, a cultura organizacional precisa conciliar muito bem estes dois universos, para facilitar a absorção natural no dia a dia de trabalho.

A responsabilidade solidária e/ou subsidiária sobre empresas terceirizadas contratadas implica em treiná-los para seguirem os padrões de segurança estabelecidos. E isso fica sensivelmente mais fácil quando este processo está bem implementado e consolidado internamente.

Terceirização na construção civil – Controle e acompanhamento periódico de terceiros

Depois de adotados todos os cuidados na contratação e com o processo de segurança do trabalho, é necessário acompanhar sistematicamente o cumprimento dos acordos estabelecidos.

Este controle pode ocorrer através de tarefas rotineiras, verificando se a documentação dos terceiros está entregue e válida, segmentando por obra e tratando as pendências com os devidos responsáveis, além disso, é possível realizar integração à catraca de acesso para  barrar a entrada de colaboradores com pendências na obra.

Outra maneira é realizar auditorias nas obras e departamentos pertinentes para acompanhar no próprio local se os procedimentos estabelecidos estão sendo seguidos, registrando as não conformidades para adequação e tratamento.

Quando são utilizados métodos e ferramentas adequadas, a distância física e a precariedade da infraestrutura tecnológica nas obras não é um problema para executar o processo. Portanto, para superar estas dificuldades, é necessário realizar boas escolhas de softwares que podem otimizar o trabalho de quem monitora e controla a gestão de terceiros.

Verificação de resultados da terceirização na construção civil 

Um dos principais benefícios é a verificação dos resultados, da legalidade, por exemplo, pois esses dados trazem transparência e confiabilidade para os clientes e investidores de que não haverá problemas de atrasos com embargos trabalhistas.

Outro aspecto importante é verificar os resultados financeiros. Num curto prazo, estar em conformidade para fiscalizações de rotina dos órgãos trabalhistas evita multas. A médio e longo prazo, garante que os registros dos terceiros estejam disponíveis para qualquer discussão jurídica.

Assim, é possível evitar pagamento de indenizações indevidas pela falta de documentação armazenada, através de ferramentas que otimizam o trabalho de quem gerencia e controla terceiros.

Terceirização na construção civil – Conclusão

A terceirização melhora significativamente a execução das atividades no canteiro de obras, diminuindo os custos. E para uma gestão de terceiros mais eficiente é indispensável o uso de ferramentas que garantam maior segurança das informações e controle dos dados gerados. A  tecnologia sem dúvidas facilita muito esse trabalho, mas é necessário realizar uma boa escolha de software que poderá otimizar o trabalho de quem monitora e controla essa gestão.

Você poderá acompanhar os processos e verificar os resultados dos fornecedores e da mão de obra em tempo real, para melhores tomadas de decisões, sendo um importante fator de competitividade para sua empresa!

Entendeu como é possível melhorar a gestão de terceiros no canteiro de obras? Quais são os principais desafios na suas construções? Deixe seu comentário!


 

Escrito por: Sílvio José Etges (Gerente de Produtos)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção