Por que investir na qualidade de vida dos trabalhadores do canteiro de obras?

A intensa competitividade no setor da construção e a necessidade de apresentar um diferencial ao mercado reclamam ações para incrementar o desempenho das empresas e elevar a qualidade dos seus produtos e serviços. Investir na qualidade de vida dos trabalhadores, concedendo-lhes benefícios como planos de saúde, alimentação laboral, palestras, incentivos e premiações passou a ser uma importante estratégia para elevar os resultados empresariais, vez que trabalhadores mais satisfeitos são também mais eficientes e produtivos.

Segundo Silvinha Moretti do ICPG “A qualidade de vida no trabalho proporciona uma maior participação por parte dos funcionários, criando um ambiente de integração com superiores, com colegas de trabalho, visando sempre a compreensão das necessidades dos funcionários”.

Tendo em vista a importância do tema, neste post daremos 5 razões para sua empresa investir na qualidade de vida dos trabalhadores no canteiro de obras. Confira!

1. Aumento da qualidade de vida dos trabalhadores pode aumentar a produtividade

Proporcionar melhores condições de trabalho vai interferir positivamente na produtividade da equipe, vez que a satisfação e bem-estar dos trabalhadores vão refletir em mais dedicação e comprometimento na execução das suas funções, garantindo mais eficiência e melhorando, por conseguinte, os resultados da empresa.

Para potencializar ainda mais os efeitos benéficos da elevação da produtividade dos colaboradores, a empresa pode associá-la à concessão de benefícios empresariais pelo bom desempenho apresentado. Assim, os trabalhadores se sentirão ainda mais motivados e poderão desfrutar da merecida recompensa pelo êxito obtido. Aqui, uma boa ideia é oferecer benefícios extensíveis à família dos operários , como viagens, planos de saúde, auxílio-creche e muito mais.

2. Aumento da qualidade de vida dos trabalhadores pode aumentar a fidelização

Proporcionar boas condições de trabalho também contribuirá para a fidelização dos talentos e consequentemente uma baixa rotatividade. Além de obter um bom salário, os colaboradores almejam trabalhar em um ambiente harmonioso e produtivo, que lhes permita evoluir como profissional e também como pessoa. É o que aponta um estudo feito pelo Hay Group, com 214 empresas.

Segundo a pesquisa, a remuneração é um fator de atração, mas não de permanência. Há muitas saídas para empresas que oferecem um melhor plano de carreira, por exemplo. Oferecer benefícios e investir na qualidade de vida dos profissionais é fator determinante para fidelizá-los. O cuidado com a equipe despertará a sua gratidão e a vontade de contribuir cada vez mais para o sucesso da organização. Por exemplo: podem ser oferecidos treinamentos e cursos profissionalizantes, bonificações após alcance de metas, etc.

3. Aumentar a qualidade de vida dos trabalhadores eleva a reputação da empresa

Investir na saúde e na qualidade de vida dos funcionários, além de reter os talentos já existentes, também atrairá os novos. Os melhores profissionais estão em busca das melhores empresas para trabalhar e um ambiente saudável e harmonioso fará toda a diferença na hora da escolha.

Além disso, os consumidores também estão cada vez mais atentos à responsabilidade social das empresas nos seus mais diversos aspectos, seja no quesito sustentabilidade, seja no tratamento dispensado aos consumidores e aos próprios funcionários.

Hoje não se consome apenas produtos, mas também ideias e estilos de vida. É o que aponta a recente pesquisa da APCO – Association of Public Safety Communications Official, em que participaram cerca de dez mil consumidores de quinze mercados de diversas partes do mundo.

Assim, promover a saúde e a dignidade dos colaboradores fortalecerá ainda mais a cultura organizacional e o renome da empresa perante a sociedade.

4. Aumentando a qualidade de vida dos trabalhadores é possível reduzir o absenteísmo e licenças

Segundo dados do Tribunal Superior do Trabalho, a construção civil é um dos setores com maior incidência de acidentes laborais no Brasil. Essa circunstância decorre em grande parte das peculiaridades na realização dessas atividades e da periculosidade a elas inerente.

Assim, promover a melhoria das condições de trabalho no canteiro de obras, além de elevar a qualidade de vida dos trabalhadores, também evitará prejuízos financeiros para as empresas, decorrentes do absenteísmo e licenças dos funcionários para convalidação após os acidentes.

5. Melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores contribui para o sucesso empresarial

Trabalhar em um ambiente saudável, tranquilo e produtivo elevará o desempenho dos trabalhadores e os tornará mais contentes e satisfeitos no ambiente profissional, refletindo na qualidade de vida dentro e fora da empresa.

Saber que a organização investe no seu bem-estar trará gratidão e engajamento, tornando a equipe ainda mais comprometida e motivada a contribuir para o sucesso empresarial.

Gostou do nosso post sobre qualidade de vida dos trabalhadores no canteiro de obras? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e beneficie mais pessoas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção