Como a tecnologia do Mobuss Construção pode ajudar no dia a dia da obra

Hoje em dia, a meta de qualquer engenheiro é desenvolver seu trabalho de forma organizada e detalhada, otimizando custos e prazos e fazendo o acompanhamento físico de cada obra. Sabe-se que a maioria das construtoras assumem obras simultaneamente, em localidades muitas vezes bem distintas.  Isso gera uma demanda enorme por integrar as informações e as atividades que acorrem nessas obras com as outras áreas da construtora, como o escritório, a engenharia por exemplo, é nessa hora que a tecnologia auxilia as empresas. A tecnologia do Mobuss Construção pode auxiliar a gestão das suas obras, saiba como a seguir.

O que ocorre na maioria das vezes é que os processos de comunicação e atualização de informações entre as obras e as áreas de projeto e administrativas são manuais: na base do papel ou arquivos em Excel, como é o caso das áreas de qualidade, apontamento da produtividade e segurança do trabalho (Controle de entrega de EPI, Documentações Trabalhistas, Reunião de Segurança)

A integração dos diversos canteiros de obra da construtora com o escritório de projetos e área administrativa através da mobilidade receberá essas informações em tempo real.

Mobilidade significa agilidade

A nuvem de dados já percorreu um longo caminho e finalmente entrou no ramo da construção. Longe vão os dias em que os relatórios eram criados somente após o dia de trabalho. Em vez disso, estagiários e técnicos agora podem usar a tecnologia do Mobuss Construção para coletar as informações do canteiro de obra com ou sem acesso à internet, assim possibilitando a diretoria e a engenharia da construtora gerar vários tipos de relatórios e indicadores em tempo real para acompanhar o desempenho das equipes em campo, alem dos custos do projeto e possíveis atrasos.

A tecnologia do Mobuss Construção pode auxiliar os gerentes a preverem eventuais correções necessárias, a fim de tomar medidas imediatas e manter os projetos no prazo e dentro do orçamento. Todos os membros da equipe terão acesso a informações do Portal do Mobuss Construção, seja no campo ou no escritório. O dispositivo móvel serve para capturar todas as informações realizadas em  campo que permite agilizar a criação de relatórios diários no portal.

Estudos comprovam que a realidade em países como EUA já estão usufruindo dessas ferramentas para melhorar a gestão, no Brasil cerca de 90% do que é informatizado nas construtoras são sistemas de retaguarda (escritório) e não no campo, onde necessita de um maior controle pois mais de 75% dos custos das construtoras estão no Canteiro de Obras.

Essa realidade é diferente em outros países, veja:

tecnologia do Mobuss Construção

Fonte – http://bradleybim.com/2013/12/18/download-mcgraw-hill-smartmarket-report-information-mobility-bim

SMART MARKET REPORT

Informações de mobilidade nas obras

  •    Pesquisa considera a evolução nos dois últimos anos do setor;
  •    300 empresas americanas participantes entre construtoras e especializadas em serviços.

Resultados Obtidos

  •       76% reportaram melhor colaboração entre o time do projeto;
  •       68% reportaram melhoria de produtividade;
  •       Entre 20% e 25% dos participantes da pesquisa relataram melhorias em prazo, custo e ROI.

Ganhos médios

  •       Redução de prazo em 8,8%
  •       Redução de custo em 9,6%
  •    Crescimento do ROI em 2%

Com a tecnologia do Mobuss Construção sua construtora pode se beneficiar com a redução de tempo e diminuir bruscamente os retrabalhos, além de outros fatores como:

  • Tornar o trabalho mais ágil com o uso da mobilidade através do acesso as informações de qualquer hora e lugar, garantindo uma tomada de decisão mais assertiva;
  • obter informações precisas oriundas do canteiro de obras em tempo real;
  • possuir cronograma físico-financeiro que reflita em 100% a situação das obras;
  • ter o escritório de projetos conectado com o canteiro de obras;

tecnologia do Mobuss Construção

Exemplo de Painel Gerencial do Mobuss Construção

  • exportar e importar orçamentos, que facilita a implantação do sistema e evita a perda de dados durante o processo de migração de dados dos orçamentos de obras anteriores ou mesmo integração com ERPs ou sistemas legados
  • automatizar atividades, como apontamentos de mão de obra o que reduz a possibilidade de erros operacionais e retrabalhos.

tecnologia do Mobuss Construção

Exemplo de Painel Gerencial do Mobuss Construção

  • Facilidade e agilidade em analisar o custo da mão-de-obra;
  • Indicadores pré-formatados, configuráveis e flexíveis para a tomada de decisão.
  • elimina a necessidade do papel assim ajudando na sustentabilidade das construtoras e podendo trabalhar diretamente do canteiro de obra offline.

tecnologia do Mobuss Construção

Exemplo de Painel Gerencial do Mobuss Construção

Para a qualidade, é preciso que as pessoas entendam porque trabalham de determinada forma e porque usam determinada documentação. Diante disso, é fundamental aplicar o Sistema de Gestão da Qualidade de forma simples e produtiva.

A área da qualidade também pode se beneficiar com as soluções especializadas do Mobuss Construção para facilitar a aplicação das FVS (Ficha de verificação de Serviços), FVM (Ficha de verificação de Materiais) isso acontece com base nas informações coletadas na obra e registradas através do Mobuss Construção, onde a qualidade pode a partir daí:

  • avaliar e pontuar a qualidade dos materiais recebidos
  • acompanhar indicadores
  • contribuir nas auditorias através da padronização dos processos da empresa ISO 9001, ISO 14001, ISO 18001 e PBQP-h
  • extrair relatórios em tempo real sobre quaisquer informações por obras ou todas as obras de forma agrupada.

Sem dúvidas a tecnologia veio para apoiar as empresas na busca por resultados, tornando a gestão mais eficiente e ágil. Gostaria de saber mais sobre o assunto? Então entre em contato conosco e fique por dentro de tudo que a Mobuss Construção tem para oferecer!

 

Escrito por: Sergio Magalhães Leite de Sá – Gerente de Contas do Mobuss Construção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção