Produtividade no canteiro: saiba como fazer o controle de perdas na construção

Seja na concepção, na execução ou na entrega de uma obra, aumentar a produtividade em um projeto civil é uma questão muito discutida pelas empresas e por gestores da área. Para isso, existem vários processos que podem ser adotados, como, por exemplo, o controle de perdas na construção.

A busca por eficiência se justifica. Afinal, desperdícios de recursos significam aumento dos custos e dos atrasos, além de diminuição dos lucros e da competitividade da construtora. 

Para conduzir um canteiro mais produtivo e com uma gestão de recursos efetiva, continue lendo o artigo!

6 dicas para fazer o controle de perdas na construção

Durante a execução de um projeto, existem vários serviços que geram desperdícios distintos. Normalmente pensamos nos gastos com materiais, mas há também os de tempo, serviços e equipamentos

No intuito de evitar essas situações, conheça abaixo as principais dicas para realizar o controle de perdas na construção de forma assertiva.

1. Cuidado na fase de projeto

Desde a quantidade de concreto a ser utilizado, até a escolha dos materiais para revestimento, tudo deve ser pensado com antecedência para que se obtenha mais rentabilidade no projeto. 

O dimensionamento correto dos recursos, da mão de obra e do maquinário – desde as pré-etapas – contribui para que a companhia não gaste mais do que o necessário para a execução da obra.

2. Acompanhe de perto as etapas e resultados

Para evitar que gargalos aconteçam, ou ainda que passem despercebidos, é crucial manter um acompanhamento frequente das atividades no canteiro. Quanto antes os problemas forem encontrados e solucionados, menor será o desperdício de recursos e insumos.

3. Tenha uma equipe qualificada

Os processos em uma obra requerem profissionais capacitados, que entendam as etapas e instruções de execução de cada parte do projeto. Quanto mais qualificados e experientes forem os colaboradores, maior será a fidelização com o cronograma, auxiliando também no controle de perdas na construção. 

4. Invista em boas ferramentas e maquinários

Tão importante quanto contar com mão de obra qualificada é disponibilizar equipamentos de ponta e adequados para a realização da edificação. Ferramentas e máquinas antigas ou defeituosas podem gerar perdas na produtividade e maior desperdício de tempo e insumos.

5. Incentive uma boa comunicação entre as equipes

Muitos dos problemas que acontecem durante a execução de um projeto no canteiro são provenientes de falhas na comunicação entre as equipes. Por isso, a empresa precisa investir na melhoria da gestão interna, garantindo um fluxo adequado de informações entre os colaboradores.

6. Invista em ações de sustentabilidade

Adotar procedimentos sustentáveis é bom para o meio ambiente, além de ser uma maneira de fazer o controle de perdas na construção. Seja por métodos mais ecológicos ou ações, como o reaproveitamento de água da chuva, os lucros de uma empresa aumentam quando se adota uma postura voltada para a sustentabilidade.

A importância da organização do canteiro de obras

Nos dias atuais, é crescente a necessidade de ter um canteiro com um maior nível organizacional. Por conta disso, é muito comum ouvirmos com frequência o termo layout de produção. 

Quanto menores forem as distâncias de transporte de materiais, diminuem também as chances de mal uso dos recursos. Além disso, a localização dos estoques e do almoxarifado são cruciais para aumentar a produtividade e reduzir o tempo ocioso.

A intenção de um layout do canteiro bem pensado é aumentar a eficiência das etapas dentro dos projetos, trazendo maior autonomia e dinamicidade para as atividades que estão sendo executadas. 

Para isso, a construtora deve ter procedimentos padronizados, segundo as normas técnicas, para que o trabalho flua com rapidez e qualidade. O recebimento, o armazenamento e o deslocamento dos materiais devem ser planejados. 

Nesse contexto, vale contar com o apoio da tecnologia para monitorar as condições de trabalho. O uso de indicadores pode ser muito útil para se averiguar níveis de perdas e de fazer eventuais correções em caso de baixo desempenho.

Controle a produtividade e qualidade da obra

Com a aplicação de conhecimento técnico avançado, é possível aliar produtividade e qualidade. O treinamento da mão de obra pode ser um bom começo para que a construtora chegue a altos níveis de excelência. 

Quando os associados recebem as orientações corretas para se realizar cada tipo de tarefa, o projeto é executado sem desperdícios e com maior segurança aos membros da sua equipe e aos clientes finais.

Ainda assim, isso só será possível se houver um controle efetivo dos procedimentos e devida integração entre eles. O responsável pelo gerenciamento deve ter condições de comparar o que foi projetado e o que foi executado com rapidez, com dados confiáveis, para aperfeiçoar cada passo. 

Até porque, em grandes obras, como de vários blocos de apartamentos, a correção de tarefas iniciais pode prevenir desperdícios nos trabalhos realizados posteriormente. Dessa forma, a empresa tem maior controle sobre a utilização dos recursos e pode ter mais economia na execução.

Por que é importante ter um acompanhamento de obras?

O controle de perdas na construção só é possível quando aliado a um acompanhamento de obras eficiente. Quanto maior a frequência e qualidade das informações obtidas da situação real do canteiro, mais fáceis e assertivas serão as tomadas de decisão para evitar e corrigir problemas. 

Além disso, os profissionais podem contar com ferramentas, como indicadores e sistemas de apontamento. Assim, é possível diminuir os retrabalhos, a ociosidade e garantir o uso eficiente dos insumos. 

Tudo isso propicia menos desperdícios, gerando economia de materiais e tempo, mantendo o orçamento e o cronograma do projeto em dia. Então, fazer uso da tecnologia é uma boa dica para otimizar o gerenciamento e o controle de perdas nas obras 

Softwares de gestão, como o Mobuss Construção, permitem mais agilidade, qualidade e segurança na realização de processos desde a etapa de projeto até o pós-obra. A solução automatiza as tarefas e, com auxílio da mobilidade, permite o controle da edificação de qualquer local e hora.

Quer melhorar a produtividade e o controle de perdas na construção, medindo o desempenho das máquinas e equipamentos? Ou identificar atividades que não agregam valor à obra? Assista ao vídeo que preparamos e conheça soluções que facilitam a gestão no canteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção