4 benefícios dos dispositivos móveis na construção civil

Novas tecnologias que visam facilitar o trabalho vem surgindo a cada dia e, neste contexto, o uso de dispositivos móveis na construção civil traz diversos benefícios. Processos que antes demandavam muita papelada, hoje podem ser feitos rapidamente com auxílio de tablets ou smartphones.

Algumas soluções permitem até mesmo o trabalho offline. Assim a equipe tem flexibilidade para registrar informações de qualquer lugar, até mesmo locais sem área como subsolos.

Para conhecer os benefícios que esses dispositivos podem trazer para a sua construtora e qual a sua importância para o setor, continue lendo o artigo!

Qual a importância dos dispositivos móveis na construção civil?

Fundamental para a economia, o setor da construção gera muitos postos de trabalho e atende demandas que vão desde a redução do déficit habitacional, melhoria da infraestrutura nacional e lucratividade dos investidores. 

Segundo a última pesquisa da CBIC, a quantidade de trabalhadores no segmento construtivo ultrapassa 6700 milhões no Brasil.

Entretanto, são muitos os desafios que precisam ser enfrentados para a conclusão de um projeto, seja no cumprimento dos prazos, normas e legislações, ou na manutenção das certificações de qualidade e atendimento ao orçamento planejado.

Nesse cenário de rápidas transformações econômicas, é inviável que um engenheiro precise voltar ao seu escritório ou ir de obra em obra para checar documentos, atualizar relatórios ou transmitir ordens. 

O momento exige economia de recursos, diminuição do tempo gasto em trânsito e também que as decisões sejam tomadas imediatamente, muitas vezes no próprio canteiro de obras. É aí que entra a importância dos dispositivos móveis.

4 benefícios dos dispositivos móveis na construção

1. Controle em tempo real

Softwares voltados para área da construção civil com recursos disponíveis em tablets e smartphones, permitem acompanhar todos os processos do canteiro em tempo real.

Assim, as informações são verificadas in loco, facilitando a geração de relatórios e análises a serem disponibilizadas para toda a equipe. Com isso, a tomada de decisão se torna muito mais rápida.

Isso representa economia de tempo e aumento da competitividade. Se antes eram necessárias, por exemplo, duas reuniões, uma com os operários e outra com a gerência no escritório, agora é possível gerar relatórios que podem ser acompanhados por toda a equipe via sistema. 

A informação se torna mais clara, pois os colaboradores podem anexar fotos, vídeos e dados ao registro. Além da padronização dos formulários com o preenchimento nos dispositivos, evitando informações ilegíveis. O que possibilita maior entendimento da demanda por todos, facilitando assim a análise e gestão de processos.

2. Segurança

Um canteiro de obras conta com um enorme fluxo de pessoas. São fornecedores, colaboradores e terceiros, mas é um desafio administrar tanta gente entrando e saindo de uma construção. 

Dispositivos móveis integrados com soluções de controle de acesso podem armazenar informações para uma rápida identificação das pessoas autorizadas. Isso é feito via leitura do crachá, QR Code ou Cartão NFC. Ao identificar vencimentos ou informações conflitantes, o sistema envia alertas para os responsáveis.

Algumas soluções, inclusive, têm a funcionalidade de controlar se os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foram entregues e manter um histórico, monitorando vencimentos e garantindo, assim, a segurança do colaborador e da empresa perante possíveis acidentes de trabalho.

3. Organização 

A construção de um empreendimento envolve diversos registros. Quando a equipe trabalha com documentos físicos, podem ocorrer perdas de informações e extravio dentro do canteiro de obras.

Porém, fazendo as atividades com auxílio de um tablet ou smartphone conectado a um sistema de gestão, o processo se torna muito mais integrado, padronizado e os dados ficam centralizados em uma única plataforma.

Dessa forma, evitam-se desencontro de informações. Todos os registros estão num lugar de rápido acesso, onde é possível ter uma visão dinâmica dos acontecimentos, pois são embasados com recursos visuais.

4. Aumento da produtividade

As atualizações ocorrem em tempo real. Com mais facilidade na troca de informações, evitam-se informações simultâneas circulando pelo canteiro. 

Dessa forma, os colaboradores têm como referência versões atualizadas do projeto. Isso diminui problemas relacionados a divergências na comunicação, resultando em menos retrabalho e mais agilidade nas tarefas.

O futuro da construção civil

Utilizar dispositivos móveis na construção civil é um grande diferencial nesse setor de crescente concorrência. Um trabalho desorganizado e que foge dos prazos estabelecidos onera o projeto e pode prejudicar a imagem corporativa. 

Nos dias de hoje, é improdutivo ficar preso a um escritório sem informações do que está acontecendo na obra. As informações precisam ser integradas e em tempo real para todos. É nesse cenário que a mobilidade corporativa pode auxiliar a empresa

A tecnologia é o futuro da construção civil, pois permite aos engenheiros gerenciar cada vez mais projetos, de forma automatizada e em tempo efetivo. Você já utiliza alguma solução de mobilidade na sua empresa? 

Se quiser saber mais sobre os benefícios que a tecnologia móvel pode trazer para a sua construtora, entre em contato com os nossos especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção