Gestão do canteiro de obras como diferencial competitivo em 2016

Após um crescimento de impressionantes 74,25% nos últimos 20 anos (de 1994 a 2013), a construção civil brasileira vive anos difíceis, com crescimento de -7% em 2015, o que explica a previsão de mais de 500 mil trabalhadores demitidos do setor neste ano. Aparentemente, os números não são mesmo muito animadores, mas tenha calma.

No epicentro desse furacão, que mistura aumento de custos e desaparecimento de clientes, os gestores de obras e CEOs de construtoras precisam compreender que a história de sucesso dos grandes players do mercado, em geral, têm seu start com o aproveitamento de uma oportunidade em meio a uma crise.

No caso da construção civil, implementar um modelo eficiente de gestão do canteiro de obras, que reduza custos sem impactar a qualidade, é fundamental para adquirir diferencial competitivo, não somente para manter o ritmo de vendas, mas para aumentar sua fatia de participação no mercado, engolindo a concorrência enquanto ela balança diante da crise.

As próximas linhas vão mostrar que saber enxergar luz onde seus concorrentes só veem escuridão é o grande segredo das empresas de sucesso!

Como obter sucesso?

A maioria das construtoras demitem funcionários quando os compradores desaparecem, suspendem projetos e colocam ativos à venda.

O que acontece é que alguns empresários de ousadia e visão de negócios aproveitam o desespero da concorrência para andar no caminho inverso: em vez de correrem das chamas, caminham em sua direção para ultrapassá-las.

Investem em pontos estratégicos, o que amplia o diferencial competitivo da construtora, reduzindo custos de forma sustentável, sem encolher atividade produtiva. O resultado? Aumento na margem de lucro, que será reinvestido para dar continuidade ao ciclo de expansão.

Alta tecnologia para canteiro de obras

A construção civil é abundante na geração de informações, já que um único projeto envolve centenas de documentos. Além disso, o combate à baixa produtividade e a perspectiva de aumento da eficiência no uso dos materiais são outros fatores que também dependem do estabelecimento de controles automatizados, que resultam, inevitavelmente, em um diferencial competitivo que pode ser o limiar entre o sucesso e o fracasso no setor.

Como exemplo, vale a pena destacar que, por meio da implementação de ferramentas tecnológicas, algumas construtoras já conseguiram reduzir o desperdício de materiais na obra em até 50%. A mobilidade no canteiro de obras resulta em:

Otimização de tempo e de atividades

Liberação de profissionais para se dedicarem às atividades que agregam valor à organização, aumentando o ROI de sua folha de pagamento.

Redução do investimento em tecnologia

Os melhores sistemas para construção civil do mercado são oferecidos via SaaS, ou seja, você paga uma mensalidade só pelo número de licenças utilizadas, o que reduz gastos e otimiza o investimento. Todos os recursos de hardware e software são oferecidos pelo fornecedor, bastando municiar seus funcionários com tablets ou smartphones para acesso e gestão do canteiro de obras de forma inteligente.

Ganho de agilidade

Etapas da obra podem ser gerenciadas de qualquer lugar; assim, se você administra canteiros espalhados por diversas localidades, é possível estar em uma obra e aprovar  processos de outro canteiro.

Saber exatamente onde estão seus subordinados e acompanhar através de dispositivos móveis o andamento de uma vistoria são outros benefícios trazidos pela mobilidade, o que reduz o índice de erros, retrabalhos, aumenta a produtividade individual e coletiva, além de fortalecer os mecanismos de controle de qualidade da obra.

Compartilhamento de dados

Gaps de comunicação são para quem ainda trabalha com pranchetas, correndo de um lado para outro em uma obra. O acesso fácil aos mesmos laudos, pareceres, relatórios de inspeção e indicadores unificam as informações por parte de arquitetos, engenheiros e mestres de obras.

Fortalecimento de controles

O desperdício dentro de um canteiro de obras pode representar até 25% de todo projeto. A baixa produtividade dos colaboradores, por falta de controles eficientes e objetivos, também prejudica os números finais da construtora.

Para ambas as situações, trazer a tecnologia para a construção civil é a solução, já que a gestão dos processos pode ser feita com extremo rigor por meio de softwares.

A apuração da produtividade também pode ser monitorada a distância e visualizada em tempo real, todo o andamento das etapas da obra.

Mais qualificação e melhores resultados

Sistemas para canteiro de obras também facilitam a implementação de treinamentos, reduzindo acidentes (segundo a OIT, 17% dos acidentes fatais ocorrem na construção civil) e melhorando sua autoestima e perspectivas de crescimento no setor.

Esse esforço resulta em redução dos índices de turnover (em média, 5,51% a.m. no país) e absenteísmo (3,36%, a.m., em média), além de assegurar maior qualidade nas atividades, impactando consideravelmente na qualidade final do produto.

Sua construtora já está preparada para 2016? Conte-nos sua experiência no assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção