ISO 9000 na engenharia: o que você precisa saber

Adotar novas metodologias construtivas, investir em soluções tecnológicas e focar em um determinado público. Esses são bons exemplos de estratégias que empresas do setor de construção civil costumam adotar, isolada ou conjuntamente, para melhorar a qualidade do seu produto final: a obra.

Investir em qualidade, através de certificação e aquisição de selos de qualidade, é outro caminho escolhido. A ISO 9000 é um excelente exemplo de certificação, capaz de agregar alto valor a qualquer organização que a possua. A empresa passa a ser reconhecida pela garantia da qualidade nos serviços prestados, impactando, inclusive, no aumento da credibilidade e confiança por parte dos clientes.

Apesar de ser um diferencial a mais para a empresa, o processo de aquisição da ISO 9000 não é nada simples: uma empresa que anseia essa certificação pode precisar de 6 meses a 1 anos para se adequar a todos os requisitos das normas, mesmo contando com o auxílio de uma consultoria especializada na área.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse tipo de certificação para saber como aplicar a ISO 9000 na engenharia? Então, não deixe de conferir o nosso post de hoje. Nele fizemos um resumo direto e objetivo, com conceitos que você, gestor de obras, não pode deixar de conhecer. Confira!

ISO 9000 na engenharia: o que isso representa?

ISO é a sigla para International Organization for Standardization, o nome da organização internacional que cuida da normalização técnica e conta com normas para diversas áreas. A ISO 9000 é uma delas. Relacionada à qualidade, ela divide-se em três: 9000, 9001 e 9004.

Importante salientar que a ISO 9000 não é apenas um certificado, que se adquire uma única vez e pronto. O processo é contínuo e impacta todos os setores produtivos da empresa, que começa a adotar a qualidade como um dos requisitos em seu processo gerencial.

Especificamente para a construção civil, ter uma certificação ISO 9000 significa que a empresa conta com um rigoroso e amplo controle sobre seus processos, tanto os administrativos como os da construção propriamente dita.

Quais empresas se submetem a essa certificação?

Qualquer empresa pode se submeter à certificação ISO 9000. Para tanto, é necessário dotar a empresa de um setor que acompanhe a qualidade em todas as suas atividades, ou, ainda, contratar uma consultoria especializada. Tomadas essas providências, a empresa submete-se a uma auditoria externa, feita por profissionais de instituições credenciadas, dando início ao processo de certificação.

No âmbito da engenharia, empresas de diversos segmentos já têm essa certificação, desde construtoras até projetistas. Na construção civil, essa certificação impacta na qualidade da obra enquanto produto final, uma vez que os conceitos de qualidade são agregados também desde as fases iniciais de projeto, orçamento e planejamento, até as fases construtivas finais, culminando em melhorias significativas para toda a equipe envolvida e para a empresa.

Qual a importância ISO 9000 para uma empresa da construção civil?

A implantação da ISO 9000 em uma empresa da indústria da construção civil está relacionada diretamente ao seu principal produto: a obra. Com a avaliação e adequação contínua dos processos, as rotinas são controladas com mais rigor, o que impacta toda a cadeia produtiva, trazendo ganhos significativos, como melhorias na liderança no canteiro de obras, na gestão de riscos e até mesmo impactos sobre perdas e desperdícios entre muitos outros.

Como é possível inferir, embora a certificação ISO 9000 na engenharia não seja uma obrigatoriedade, possuí-la traz umdiferencial e tanto para a empresa. Com a certificação, a marca firma-se no mercado como uma empresa responsável e preocupada com o resultado final da obra.

Existem hoje soluções no mercado que auxiliam as empresas que queiram adquirir a ISO, softwares que facilitam a coleta e a apuração das informações para as auditorias tanto interna quanto externa.

Sua empresa já possui a ISO 9000 na engenharia? Que desafios precisaram ser superados para alcançar a certificação? Deixe um comentário em nosso post e compartilhe conosco a sua experiência sobre o tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção