Entenda por que sua construtora deve investir em tecnologia durante a crise

Em tempos de crise, muitos gestores se veem pressionados a criar e adotar medidas que contribuam para o aumento da eficiência de seus processos e a redução de custos. Nesse contexto, o que as empresas mais evitam é realizar investimentos ou gastos que podem comprometer seus resultados.

Mas neste post iremos falar sobre como algumas ações podem contribuir para contornar os efeitos negativos da crise econômica e proporcionar vários benefícios para as empresas, focando em como o investimento em tecnologia durante a crise é capaz de trazer bons resultados à sua empresa. Continue acompanhando e descubra mais.

Maior controle sobre o processo produtivo

A utilização de um software ajuda o gestor a ter maior controle sobre seus processos produtivos. Isso quer dizer que é possível saber em tempo real qual o status de cada tarefa, quais materiais estão sendo utilizados — e suas requisições para uso — e até mesmo a utilização das ferramentas e maquinários disponíveis.

Isso ajuda a evitar o desperdício, principalmente em tempos de crise, e as compras errôneas quando não há um controle efetivo sobre isso. Além de conseguir acompanhar possíveis atrasos e criar ações que atenuem esses riscos, ou que ao menos reduzam seus impactos.

Maior gerenciamento e controle

Com a utilização de soluções, principalmente que ofereça mobilidade, os gestores passam a ter maior controle sobre os prazos de entrega e o andamento das obras, maior controle sobre as equipes em campo,uma gestão mais eficaz dos documentos, distribuição e controle de EPIs e treinamentos, por exemplo.

Ou seja, todos os aspectos operacionais e estratégicos podem ser acompanhados e gerenciados de uma maneira mais segura e eficaz, uma vez que, com a utilização do software, o índice de erros e extravios de informações é consideravelmente reduzido.

Maior garantia de qualidade

Através das informações fornecidas pelo sistema, é possível fazer o acompanhamento de indicadores de desempenho que podem estar relacionados à produtividade, custos, desperdícios, entre outros, bem como avaliar os processos e ter mais informações que contribuem para o processo de tomada de decisão.

Além disso, a gestão dos fornecedores também passa a ser mais eficaz, o que também contribui para que a qualidade dos serviços e materiais seja garantida.

Análise eficiente de desempenho

As informações imputadas no sistema podem ser trabalhadas de forma a proporcionar melhor entendimento sobre questões como: análises de custos, análises de desempenho dos serviços, da equipe, análise da eficiência de equipamentos, entre outras. Essas informações também contribuem para que os gestores possam tomar decisões sobre a otimização dos recursos, a redução de custos e a melhoria dos processos.

Como podemos ver, investir em tecnologia durante a crise é uma medida que proporciona diversos benefícios para sua construtora, sendo que alguns deles já são percebidos a curto prazo. Portanto, basta avaliar a relação custo/benefício e perceber que os ganhos são consideráveis com o investimento em uma ferramenta como o Mobuss Construção, capaz de otimizar os processos e proporcionar economia a sua empresa quando ela mais precisa.

Agora conte-nos: quais medidas sua empresa tem tomado para lidar com os efeitos da crise? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco através dos comentários e participe da conversa! Dúvidas e sugestões também são bem-vindas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção