Como motivar equipes de construção civil

Manter a produtividade em alta não é tarefa fácil em nenhuma área de trabalho. E na construção civil, a questão não é diferente: com o passar do tempo, o ritmo das obras vai diminuindo, se tornando comum que os profissionais acabem se acomodando e percam um pouco do entusiamo inicial na execução de seus serviços.

Como podemos perceber, isso não é nada benéfico, e pode até comprometer o resultado final do projeto. O responsável precisa agir como um líder e ter a percepção de quando isso está acontecendo para então tomar as decisões certas e reverter esse cenário. E pensando em não deixar que essa motivação de sua equipe caia, produzimos este post pra você saber sempre como colocá-los em um lugar onde o ambiente de trabalho será sempre prazeroso a eles. Acompanhe!

Estabeleça objetivos e metas de forma clara

O primeiro passo para motivar sua equipe é estabelecendo os objetivos de forma clara, afinal, como cobrar resultados de quem não sabe ao certo quais são suas metas e os resultados esperados? O ideal é no início da obra fazer um encontro bem fundamentado, onde os objetivos sejam exibidos de maneira direta e objetiva, buscando a compreensão geral do cenário total. Cada colaborador e equipe devem ser amplamente informados do que se espera dele, sem deixar espaço para dúvidas, confusões ou equívocos.

Monitore, meça e recompense metas atingidas individualmente e em equipe

Depois de estabelecer os objetivos de forma clara, é preciso fazer um monitoramento constante para saber se eles estão sendo alcançados. Medir é fundamental, pois isso pode contribuir para que se realinhe as estratégias, reforce as equipes mais deficientes ou até mesmo para continuar na trilha que está dando certo. Posteriormente, é preciso recompensar quando as metas foram atingidas, pois isso incentivará os funcionários a sempre darem o seu melhor, e fará com que a obra ande mais harmoniosa e em bom ritmo.

Realize reuniões diárias e reconheça os colaboradores que estão com boa performance

Reuniões sempre são fundamentais para deixar a todos mais seguros e também bem informados. Agrupe seus funcionários e tenha sempre uma conversa franca, buscando feedbacks e também os informando a respeito do andamento da obra. Outro fato fundamental é reconhecer os colaboradores que estão tendo boa performance, pois isso dá a excelente sensação de aprovação social e também os deixa mais satisfeitos para a continuação da execução dos seus serviços.

Proporcione um bom ambiente de trabalho

O bom ambiente é fundamental para melhorar o trabalho em equipe, e nas obras isso não é diferente. Ninguém gosta de trabalhar num ambiente com problemas interpessoais, ou muito burocratizado, tornando a execução dos serviços muito mais densa e trabalhosa prejudicando o andamento da construção. Estimule a convivência saudável, minimizando atritos, sendo justo com as situações que surgirem, e incentivando a integração das equipes, dentro e fora do negócio.

Demonstre oportunidades de crescimento dentro da empresa

Dar chances de crescimento também é muito importante para aumentar a produtividade, pois ninguém vai ficar dando o melhor de si se não sentir que há a oportunidade de evoluir de cargo ou de salário. Um plano de carreira e estabilidade com a empresa, muitas vezes, são até mais desejados que uma remuneração excessiva, sendo isso algo que todo gestor pode e deve oferecer!

Essas são algumas formas de melhorar a motivação de suas equipes na construção civil. Isso pode ser mais complexo do que parece, mas o fato é que com as atitudes certas dá para ter resultados incríveis e deixar seu time muito mais produtivo e eficaz! E você? Tem motivado seus funcionários? Quais boas razões para um trabalho bem feito e agradável você tem proporcionado a eles? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência conosco!

2 Comentários


  1. Eu tenho uma uma pequena equipe de 10 pessoas trabalhando comigo fazendo casas, mas sinto que preciso fazer algo pra melhorar o empenho dos mesmos, e vi tudo isso nesse artigo obg.

    Responder

    1. Diemes,
      Que bom que o conteúdo te trouxe dicas valiosas. Esperamos que elas possam te ajudar com a motivação da sua equipe!
      Abraços e continue contando conosco.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção