Construtora Celi investe em tecnologia para otimizar processos em empreendimentos

Detecção de anormalidades em tempo real no canteiro de obras ajuda a construtora a conferir o planejado e o realizado, para que as devidas correções sejam feitas em tempo hábil para o cumprimento dos prazos preestabelecidos e o aumento da produtividade com a diminuição do retrabalho.

A Construtora Celi, empreiteira que atua no mercado de construção civil há mais de 45 anos, aderiu ao uso da tecnologia móvel em suas obras, reforçando esta forte tendência no setor. Como resultado, ganhou maior agilidade operacional nos processos que envolvem os trabalhos nos empreendimentos.

Para conquistar tal benefício, a construtora Celi recorreu ao Mobuss Construção, plataforma modular desenvolvida pela Teclógica especificamente para a gestão de canteiros de obras. No caso da Celi, a opção inicial foi pelo Módulo de Apontamento, implantado em maio de 2013 para ser utilizado em duas construções, uma em Aracaju e outra em Recife.

“O que nos motivou a adquirir essa tecnologia foi a necessidade do acompanhamento diário dos serviços em andamento na obra para melhor controle de produtividade de mão de obra pelo engenheiro responsável”, explica Cristina Castro, gerente de Tecnologia da Informação da Construtora Celi.

Antes da implantação da solução, o acompanhamento era feito de forma manual. Os dados coletados em papel eram passados para planilhas eletrônicas e só então eram montados gráficos com os valores de produtividade. Com a nova tecnologia, eliminou-se esse retrabalho dos gestores, que passaram a coletar e enviar informações por meio de tablets.

O ganho de agilidade operacional nas obras, de acordo com Cristina, é justificado justamente pela facilidade de acesso aos dados gerados. Eles são enviados para uma página na internet, de onde é possível extrair os gráficos já prontos, propiciando uma economia de tempo que reflete em maior produtividade.

“Com maior velocidade, podemos identificar anormalidades que porventura ocorram durante a execução da obra e intervir rapidamente, realocando ou redimensionando equipes para evitar atrasos”, afirma a gerente, que ressalta a preocupação em cumprir o cronograma preestabelecido.

“Prezamos pelo compromisso de entrega de nossos empreendimentos sempre com a qualidade e prazos anunciados.”

Segundo Cristina, outras vantagens a partir do módulo de Apontamento de Produção foram agregadas. Uma delas possui viés sustentável, com a redução da utilização de papéis. A outra impacta diretamente nos negócios da Celi, pois já é possível a formação de um banco de dados com informações importantes para serem utilizadas em orçamentos futuros.

A construtora, que tem atuação em Sergipe, Bahia, Recife, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro, tem a previsão de implantar o módulo de apontamento em outras obras residenciais até o final do primeiro semestre de 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção