Passo a passo para aumentar a segurança dos trabalhadores no canteiro de obras

A preocupação em garantir a segurança dos funcionários no canteiro de obras surge tanto pela necessidade de proporcionar um ambiente menos propenso a acidentes, quanto para realizar o cumprimento da legislação. A grande questão é que alguns gestores ainda possuem dúvidas de como essa segurança pode ser proporcionada ou até mesmo aumentada.

No post de hoje vamos te mostrar o passo a passo de como você pode aumentar a segurança no canteiro de obras, assegurando que os colaboradores atuem em um ambiente com menos risco de acidentes. Acompanhe conosco e descubra como isso pode ser feito.

Fornecimento de equipamentos de proteção

A realização das atividades em canteiros de obras requer a utilização de certos EPIs, como capacetes, luvas, óculos e botas. O primeiro passo para garantir a segurança da equipe de trabalhadores é fornecer os equipamentos adequados de acordo com cada atividade que será realizada.

Treinamento e conscientização da equipe

O fornecimento de EPIs, por si só, não resolve a questão da segurança no canteiro de obras. Para isso, ele deve estar aliado ao treinamento e à conscientização da equipe a respeito da importância da utilização e o manuseio correto dos equipamentos e das ferramentas. As mais adequadas práticas de Gestão da Segurança em Canteiro de Obras  também irão colaborar para que a equipe esteja melhor instruída e preparada.

Avaliação de cronograma

Um dos motivos para a ocorrência de acidentes em canteiros de obras é a execução acelerada das atividades, o que muitas vezes acaba fazendo com que os funcionários negligenciem a realização de procedimentos necessários e a utilização dos equipamentos de proteção.

Na hora de planejar o cronograma, é necessário avaliar os processos e entender se os prazos condizem com a realidade da execução da obra. Vale ressaltar também que, em determinados pontos do projeto, esse calendário deve ser revisado a fim de adequar os possíveis atrasos, realocar e/ou sobrepor tarefas.

Faça planejamentos e análises

O planejamento de materiais, de layout do canteiro, de cronograma, de EPIs, entre outros, é fundamental na garantia da segurança nas obras. É através dele que as empresas conseguem avaliar os riscos, criar ações que ajudem a minimizar as ocorrências de acidentes e identificar a melhor forma para a execução das atividades.

Entretanto, para que os resultados sejam ainda melhores, é preciso adotar a cultura do progresso contínuo e reavaliar os processos à procura de possíveis falhas, bem como o que pode ser feito para que elas sejam evitadas.

Os acidentes em canteiros de obras, muitas vezes, acontecem em decorrência de negligência, que pode partir tanto do empregador quanto do empregado, más condições de trabalho e na imprudência, através de condutas inadequadas durante a realização das atividades. É por isso que pontos que vão além da parte operacional, envolvendo planejamento e análise, são de extrema fundamentalidade para que a segurança nesse ambiente seja mantida.

Quer se manter sempre atualizado com nossas notícias em primeira mão? Então assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção